UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei de praia

Ricardo

"Infelizmente não deu pra chegar à final este ano, mas para nós dois este bronze em Pequim valeu como um ouro"

Data de nascimento
03/01/1975
Local de nascimento
Salvador (BA)
Residência
João Pessoa (PB)
Peso e altura
102 kg / 2,00 m
Prova
Masculina
Participação em Pequim
Bronze

Campeões olímpicos em Atenas-2004, Ricardo e Emanuel conquistaram o bronze em Pequim. A derrota para os compatriotas Márcio e Fábio Luis na semifinal frustrou as expectativas da dupla pelo bicampeonato. O terceiro lugar, muito comemorado pela dupla, veio na vitória sobre o brasileiros naturalizados georgianos Renatão e Jorge (Geor/Gia), por 2 sets a 0.

Ricardo começou a carreira em 1994, ao lado de Everaldo. Mas só entrou para a galeria dos principais jogadores do país quatro anos depois, ao atuar com Zé Marco. O primeiro título em etapa do Circuito Mundial foi no Rio de Janeiro, em 1998. Ricardo e Zé Marco ganharam também o torneio de Marselha, mas terminaram a temporada apenas em nono lugar.

No ano seguinte, a dupla subiu ao pódio em 11 dos 13 torneios que disputaram (ganhando quatro títulos), ficando em terceiro lugar no final da temporada. O título do Circuito Mundial estava próximo, e foi conquistado em 2000. Ricardo e Zé Marco ganharam 12 das 15 etapas da competição e finalmente faturaram o Circuito.

O ano só não foi perfeito para Ricardo porque a dupla, favorita ao ouro nas Olimpíadas de Sydney, perdeu a decisão para os surpreendentes norte-americanos Dain Blanton e Eric Fonoimoana.

O fracasso nos Jogos Olímpicos acabou com a parceria, e no ano seguinte Ricardo passou a jogar com o veterano Loiola. Os dois não conseguiram bons resultados, e o baiano resolveu mudar de parceiro. Em 2002, Ricardo passou a atuar do lado de Emanuel. Nascia assim a principal dupla brasileira masculina na história do vôlei de praia.

Em cinco anos jogando juntos, eles conquistaram o Circuito Mundial cinco vezes, além de três títulos do Circuito Brasileiro. Porém, o título mais importante da dupla veio em 2004, nas Olimpíadas de Atenas. Com uma campanha perfeita (sete vitórias em sete jogos, com apenas três sets perdidos), Ricardo e Emanuel quebraram a sina brasileira e faturaram a medalha de ouro.

Eleito o melhor bloqueador do mundo em 2002 e melhor atacante em 2005 e 2006, Ricardo já ultrapassou a marca de 40 títulos em etapas do Circuito Mundial. A primeira medalha de ouro em Pan-Americanos veio justamente diante da torcida, em 2007, no Rio de Janeiro. A classificação para as Olimpíadas de Pequim veio junto com o título no Grand Slam da Alemanha, em junho de 2008.

"Entramos muito concentrados, e nossa estratégia deu certo. Estou muito feliz por mim, pelo Emanuel e pela nossa equipe. Agradeço a todos aqueles que torcem por nós, porque queríamos muito essa vaga para Pequim", contou Ricardo, que é chamado de "A Muralha" por seus adversários no Brasil e "Block Machine" pelos rivais no exterior.