UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei de praia

Renata

"Temos mais quatro anos para a próxima Olimpíada. Fizemos um trabalho bonito aqui em Pequim. Vamos lutar por um melhor resultado nos próximos Jogos"

Data de nascimento
07/12/81
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
65 kg / 1,77 m
Prova
Feminina
Participação em Pequim
4º lugar

Renata e Talita formaram a dupla menos badalada das duas que defenderam o Brasil em Pequim. Mesmo sendo o time a chegar mais longe na competição - até a semifinal - elas falharam na tentativa de subir ao pódio. Desta forma, confirmaram a pior campanha do país no vôlei de praia feminino em todas as Olimpíadas.

As duas apresentavam rendimento impecável até a semifinal quando se depararam com as favoritas Walsh e May e não foram páreo para as norte-americanas, perdendo por 2 a 0. Já na disputa do bronze, Renata e Talita enfrentaram a dupla número dois da China, Chen Xue e Xi Zhang, e também não conseguiram impor seu melhor jogo. Resultado: despediram-se dos Jogos com a quarta posição após nova derrota por 2 a 0.

Renata começou a carreira no vôlei fora das areias. Antes de chegar às praias, a jogadora carioca passou por clubes como Botafogo, Fluminense e Flamengo - clube pelo qual chegou a ser campeã da Superliga. Foi só em 2001 que ela trocou de vez os rodízios da modalidade indoor para jogar somente com uma companheira.

Os primeiros títulos na areia aconteceram em 2001, ao lado de Talita. A dupla foi campeã Sul-Americana em La Paz (Bolívia) e chegou a disputar três decisões do Circuito Brasileiro. Ela voltou a conquistar o título continental em 2003, mas em parceria com a veterana Ana Richa.

O primeiro título na concorrida competição nacional só veio em 2004, com Shaylyn, no Recife. Naquele ano, Renata ainda foi eleita o melhor saque da competição. Conquista que ela voltaria a repetir em 2007.

Em 2005, Renata retomou a parceria com Talita e entrou de vez para o hall das principais jogadoras do país. A dupla venceu duas etapas do circuito mundial - Abertos da Grécia e Indonésia - e, no ano seguinte, foi vice-campeã nacional.

A campanha que levou Renata e Talita para as Olimpíadas começou em 2007. Na condição de segunda dupla mais forte do Brasil, venceram os Abertos de Singapura e França e foram bronze na China e em Portugal.

Nesta temporada, com ouro em Xangai e prata em Barcelona e Adelaide, garantiram a segunda vaga brasileira nas Olimpíadas de Pequim. Ficaram atrás de Juliana e Larissa e superaram as veteranas Ana Paula e Shelda, que não conseguiram reunir os resultados que precisavam para ir aos Jogos.