UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei de praia

Emanuel

Campeã olímpica em Atenas-2004, a derrota na semifinal frustrou as expectitivas da dupla Ricardo/Emanuel de ganhar outro ouro

Data de nascimento
15/04/1973
Local de nascimento
Curitiba (PR)
Residência
João Pessoa (PB)
Peso e altura
82 kg / 1,90 m
Prova
Masculina
Participação em Pequim
Bronze

Campeões olímpicos em Atenas-2004, Ricardo e Emanuel conquistaram o bronze em Pequim. A derrota para os compatriotas Márcio e Fábio Luis na semifinal frustrou as expectativas da dupla pelo bicampeonato. O terceiro lugar, muito comemorado pela dupla, veio na vitória sobre o brasileiros naturalizados georgianos Renatão e Jorge (Geor/Gia), por 2 sets a 0.

Um dos principais jogadores da história do vôlei de praia, Emanuel é o maior vencedor do Circuito Mundial. A carreira, entretanto, começou no vôlei de quadra, sem muito sucesso. Ele decolou apenas quando migrou para a praia, no início da década de 1990. Com o primeiro parceiro, Aloízio, conquistou em 1994 o título do Circuito Brasileiro - hoje soma seis.

Antes de formar a dupla ideal com Ricardo, Emanuel teve Loiola, Zé Marco e Tande como parceiros. Em toda a carreira, o paranaense ostenta a notável marca de nove títulos do Circuito Mundial. Nas primeiras participações em Olimpíadas, duas decepções: com Zé Marco, em Atlanta-1996, e depois com Loiola, em Sydney-2000.

Com Zé Marco, conquistou o Circuito Mundial em 1996 e em 1997. Ao lado de Loiola, levou o título da competição em 1999. Com Tande, foi campeão em 2001. No fim da temporada seguinte, desfizeram a dupla. Na busca do parceiro ideal, Emanuel encontrou o baiano Ricardo.

A dupla logo ganhou dois títulos do Circuito Mundial e foi para a Olimpíadas de Atenas como favorita. Com sete vitórias em sete jogos (tendo perdido apenas três sets), Emanuel e Ricardo confirmaram o favoritismo e ficaram com a medalha de ouro, acabando com a sina do Brasil na competição.

Depois dos Jogos Olímpicos, a dupla ainda ganhou o Circuito Mundial outras três vezes. Nas duas últimas edições, Emanuel foi eleito o melhor jogador do circuito. No Pan do Rio em 2007, conquistou uma medalha de ouro então inédita na carreira. Em 2008, venceu o troféu Rei dos Reis nas areias de Ipanema.

A vaga em Pequim foi conquistada no Grand Slam da Alemanha, em junho de 2008. "Foi uma semana perfeita, jogamos bem e, mais que o título, conseguimos nosso maior objetivo, que era a vaga para Pequim", declarou Emanuel.