Na prova que encerrou a participação do ciclismo nos Jogos Olímpicos, a festa foi francesa. Uma dobradinha entre Julien Absalon e Jean-Christophe Peraud garantiu à França o ouro e a prata, respectivamente. O suíço Christoph Sauser terminou na terceira colocação e levou o bronze. O brasileiro Rubens Donizete foi o 21º colocado.
Vencedor também em Atenas-2004, Julien Absalon liderou por toda a corrida e ganhou a prova de ponta-a-ponta com relativa facilidade. O francês cruzou a linha de chegada em 1h55min59, mais de um minuto de diferença em relação ao seu compatriota e quase dois minutos à frente do terceiro lugar.
Tetracampeão mundial de 2004 a 2007, o ouro em Pequim representa a reabilitação deste ciclista que liderou o ranking UCI (União Internacional de Ciclismo)por três anos seguidos. Absalon sofreu uma grande decepção depois de abandonar o último mundial em Val di Sole, na Itália, quando se sentiu mal durante a prova.
Estreante nos Jogos, o brasileiros Rubens Donizete largou no 4º grupo e terminou na 21ª posição, com 2h05min19. O resultado foi melhor em relação à Atenas-2004, quando Edvando Cruz, convidado pela UCI para participar dos Jogos, cruzou a linha de chegada em 33º lugar.