UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 01h14

Alemã é ouro no mountain bike; brasileira vai mal e fica em 19ª

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A alemã Sabine Spitz conquistou a medalha de ouro no ciclismo mountain bike das Olimpíadas de Pequim. A atleta da Alemanha, com um ritmo muito forte desde o início, liderou a prova, disputada nesta sexta-feira, de ponta a ponta. A polonesa Maja Wloszczowska ficou com a medalha de prata ao bater a russa Irina Kalentyeva. A brasileira Jaqueline Mourão não teve bom desempenho e terminou na 19ª posição.

Desmond Boylan/Reuters
A alemã Sabine Spitz liderou a prova de ponta a ponta e garantiu o ouro em Pequim
MAIS SOBRE A MODALIDADE
PÁGINA SOBRE AS OLIMPÍADAS
VEJA FOTOS DA COMPETIÇÃO
Jaqueline teve um pneu furado ainda na segunda volta, o que acabou com as chances da brasileira de lutar pelo pódio. "Perdi muitas posições com isso, já que tive que trocar o pneu. Foi triste, porque passei muitas meninas depois desse problema e estava me sentindo cada vez melhor. Mas já não havia mais tempo de me recuperar", lamentou a atleta, de 32 anos e que competiu pela segunda vez nas Olimpíadas.

Sabine usou a estratégia de abrir vantagem sobre as adversárias nas primeiras quatro voltas e tentar manter a vantagem no final da prova. O percurso acidentado dificultou a atleta alemã nas últimas duas voltas. Entretanto, a tática adotada pela européia deu certo, já que as adversárias não conseguiram tirar a liderança da alemã, que terminou a prova com um tempo de 1h45min11.

A polonesa até tentou acelerar o ritmo com objetivo de iniciar uma reação, mas apenas se distanciou da terceira colocada. Com o tempo de 1h45min52, Maja, que não estava entre as favoritas, conquistou a medalha de prata. O bronze ficou com Irina Kalentyeva, com 1h46min28. Jaqueline Mourão não foi bem no percurso de Pequim e acabou a prova apenas na 19ª colocação.

A prova, que deveria ser realizada na sexta-feira, acabou adiada para este sábado devido às fortes chuvas que caíram em Pequim. Apesar do dia ensolarado, as atletas enfrentaram um terreno bem acidentado, mais um obstáculo para a conquista da medalha de ouro da alemã.

No entanto, Sabine ainda teve fôlego para comemorar a medalha conquistada no final da prova. A alemã levantou a sua bicicleta como forma de festejar o título. Em Atenas-04, ela havia ficado na terceira colocação da modalidade.

Compartilhe: