UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 11h15

Com recorde mundial, Jamaica leva ouro no revezamento; Brasil é 4º

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com direito a mais um recorde mundial, a Jamaica consolidou a sua hegemonia nas provas de velocidade do atletismo no Ninho de Pássaro de Pequim ao dominar o revezamento 4 x 100 m masculino dos Jogos Olímpicos.

O quarteto comandado por Usain Bolt e Asafa Powell (e que tinha Nesta Carter e Michael Frater) conquistou o ouro da prova ao correr em 37s10. O revezamento brasileiro, que correu com Vicente Lenílson, Bruno Tenório, José Carlos Moreira e Sandro Viana, terminou no quarto lugar com o tempo de 38s24.

Sandro Viana ressaltou a capacidade dos brasileiros de reverter uma situação adversa. "Nós chegamos teoricamente inferiores, mas com nossa criatividade, nosso jeitinho brasileiro, conseguimos reverter isso. Infelizmente todas as provas que disputamos são fortes como essa, que teve a quebra de recorde mundial. Mas não há frustração", disse ao Sportv.

A equipe de Trinidad e Tobago ficou com a medalha de prata, com o tempo de 38s06, seguido pelo quarteto japonês, com 38s15, apenas nove centésimos a frente dos brasileiros.

Vale lembrar que o revezamento norte-americano, um dos favoritos ao ouro olímpico, e que tinha Tyson Gay no quarteto, não passou da semifinal ao deixar o bastão cair na passagem.

Os jamaicanos, de quebra, se tornaram o primeiro time da América Central a triunfar na prova na história olímpica, e ainda superaram o recorde mundial de 37s40, estabelecido pelos EUA na final das Olimpíadas de Barcelona-1992 (com Michael Marsh, Leroy Burrell, Dennis Mitchell e Carl Lewis) e em Stuttgart-1993 (com Burrell, Mitchell e mais Jon Drummond e Andre Cason).

Com a performance, Usain Bolt se consolida como um dos principais nomes do atletismo nas Olimpíadas. Além da marca no revezamento, ele havia superado os recordes mundiais dos 100 m e 200 m rasos nas duas finais dos eventos.

Compartilhe: