Com 19 vitórias e 16 derrotas na esgrima, a brasileira Yane Marques ocupa a sétima colocação geral do pentatlo moderno, a três provas do encerramento da modalidade. A atleta pernambucana soma 2012 pontos e chegou a ser líder da classificação geral em alguns momentos, mas acabou a 120 pontos da primeira colocada, a alemã Lena Schoneborn, após a conclusão das provas de tiro e esgrima.
Yane teve um bom desempenho e conseguiu 1156 pontos na prova de pistola de ar 10 m, que abriu o pentatlo. Entre 36 competidoras, Yane encerrou na sétima colocação, contra um 20º lugar da alemã. No Pan do Rio, em 2007, em que levou a medalha de ouro, sua pior performance foi na prova de tiro.
Na competição de esgrima, sua especialidade, a atleta brasileira ficou entre as três atletas que dividiram a 14ª colocação, enquanto a líder alemã sofreu apenas sete derrotas nas 35 séries. Yane Marques ocupou temporariamente a primeira colocação geral, quando tinha dez vitórias e cinco derrotas, mas perdeu muitas vezes nas últimas séries e caiu na classificação geral.
A terceira prova será de natação, nos 200 m livre, que inicia às 3h30 (horário de Brasília). No Rio de Janeiro, Yane faturou o ouro depois de um desempenho ruim no tiro, mas se recuperou com bons resultados na esgrima e na natação. Após a prova na piscina, as atletas competem em provas de hipismo e atletismo.
Em 2006, a atleta de Pernambuco surpreendeu rivais mais experientes e levou o título sul-americano. Este ano, Yane terminou com a 11ª colocação geral na Copa do Mundo no México, realizada em março, com o sexto lugar na prova de esgrima.