UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Pentatlo Moderno

Martin Mejia/AP
Refugo de montaria prejudicou Yane em Pequim

Yane Marques

"Tivemos que ensiná-la princípios básicos de esgrima, tiro e equitação. Até a corrida teve de ser revista", diz técnico Alexandre França.

Data de nascimento
07/01/1984
Local de nascimento
Afogados de Ingazeira (PE)
Residência
Recife (PE)
Peso e altura
56 kg / 1,68 m
Participação em Pequim
18º lugar

Yane Marques fez em Pequim a sua primeira participação em Jogos Olímpicos como a única representante brasileira no pentatlo moderno. Ela começou muito bem e esteve entre as dez primeiras durante as três primeiras provas: tiro, natação e esgrima.

Mas o refugo da sua montaria na prova de hipismo prejudicou a sua campanha inteira. Yane caiu da sexta para a 15ª posição na classificação geral e foi para a última prova, os 3.000 m rasos, com poucas chances de se recuperar. Após um 24º lugar na corrida, ela terminou na 18ª posição.

A pernambucana Yane Marques ganhou fama durante os Jogos Pan-Americanos de 2007. O surpreendente ouro em um esporte pouco conhecido atualmente pelos brasileiros lhe rendeu uma notoriedade instantânea, que ela soube aproveitar.

De quebra, o triunfo no Rio assegurou a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim. Logo depois da disputa, ela foi assediada pela imprensa por causa da sua infância humilde e ganhou até uma homenagem em um programa dominical na televisão.

Sua mãe, que vendia salgadinhos para garantir a renda da casa, ganhou uma passagem à China para poder assistir à filha nas Olimpíadas, o que não ocorreu durante o Pan-Americano. No Rio de Janeiro, Yane faturou o ouro depois de um desempenho ruim no tiro. Ela acabou por se recuperar e foi muito bem na esgrima e na natação, que lhe garantiu a primeira colocação.

Mesmo nova, ela já tem quase cinco anos dedicados ao esporte. Em 2006, foi ano da grande surpresa, quando bateu rivais mais experientes e ficou com o título do sul-americano. Na época do Pan, o próprio presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Hélio Meireles, mostrava entusiasmo com a revelação.

O entusiasmo não era exagero, uma vez que são necessários dez anos para uma formação completa no pentatlo. No caso de Yane, o "fenômeno" é ainda mais notável, uma vez que a atleta teve de aprender a praticar quase todos os estilos da modalidade

Pouco meses depois da surpresa do Pan, a brasileira foi a segunda no Sul-Americano de novembro de 2007 atrás da norte-americana Margaux Isaksen, que foi a convidada da competição continental.

Na preparação para a China, Yane teve um bom resultado na etapa da Copa do Mundo no México, em março de 2008. Na sua única participação no evento no ano, ela terminou em 11º lugar, sendo que acabou na sexta colocação na esgrima - sua especialidade e onde ficou em primeiro no Pan.