A seleção espanhola masculina de basquete venceu a Croácia por 72 a 59 nesta quarta-feira e garantiu a primeira vaga nas semifinais do torneio olímpico, com uma atuação irregular na partida. Mesmo mantendo-se à frente no placar, os espanhóis, atuais campeões mundiais, permitiram diversas chances de reação ao time croata, que não soube aproveitar os momentos de vacilo do adversário.
O pivô Pau Gasol, principal estrela da Espanha, teve uma atuação discreta até o terceiro período, o que resultou em lentidão e ineficiência no ataque espanhol em alguns momentos do jogo. O time croata, por sua vez, encontrou dificuldades para vencer a forte defesa espanhola, demorando a concluir as jogadas ofensivas.
A Espanha abriu uma vantagem de 11 pontos no primeiro quarto. Nos períodos seguintes, o jogo foi mais equilibrado e os croatas chegaram a esboçar uma reação, aproveitando-se das falhas ofensivas da Espanha. O segundo e o último quartos da partida encerraram empatados.
Com uma marcação forte, no entanto, os espanhóis mantiveram a vantagem e garantiram a vitória no período final, quando Gasol voltou melhor e acabou como cestinha da partida, com 20 pontos marcados.
O time espanhol chega à semifinal com apenas uma derrota, na primeira fase, para a equipe dos Estados Unidos, favorita absoluta ao ouro olímpico. Na próxima fase, a Espanha enfrenta a Lituânia, que venceu a China por 94 a 68. A partida das semifinais entre as duas equipes acontece na sexta-feira, às 9h (horário de Brasília).
* Atualizado às 07h44