UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 07h33

Lituânia pára Yao Ming e joga sua quinta semifinal consecutiva

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção masculina de basquete da Lituânia venceu nesta quarta-feira a China por 94 a 68 pelas quartas-de-final do torneio olímpico em Pequim, com uma atuação consistente. Na próxima fase, o time lituano enfrenta a Espanha para tentar chegar a sua primeira decisão olímpica, após ser eliminada nas semifinais das últimas quatro edições dos Jogos.


Antonio Scorza/AFP
Muito marcado, Yao Ming não conseguiu levar a China às semifinais da competição
VEJA FOTOS DAS PARTIDAS
ESPANHA AVANÇA À SEMIFINAL
VEJA A TABELAS DAS QUARTAS
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE

Apesar do entusiasmo dos torcedores chineses na Arena Wukesong, o Ginásio Olímpico de Basquete, os donos da casa foram dominados desde o início do jogo. Muito marcado, o ídolo chinês Yao Ming pouco pode fazer na partida. Ming não pontuou no primeiro quarto e fez apenas sete pontos até o intervalo, encerrando a partida com 19, onze deles em lances livres.

O time lituano soube se aproveitar da fraca marcação chinesa e cadenciou o jogo, mantendo uma vantagem regular no marcador, depois de um primeiro quarto equilibrado. No intervalo, a diferença já era de 11 pontos, com 41 a 30 a favor dos lituanos.

As principais estrelas da Lituânia, Ramunas Siskauskas e Sarunas Jasikevicius, tiveram um papel fundamental na vitória, com boa movimentação e um alto aproveitamento nos arremessos de três pontos. Com cinco acertos em seis tentativas, Jasikevicius foi o cestinha do jogo, marcando 23 pontos no total.

Após abrir mais seis pontos de vantagem no terceiro período, os lituanos asseguraram a vaga em sua quinta semifinal olímpica consecutiva com uma performance arrasadora no último período.

Os chineses, que terminaram com 31 pontos atrás no marcador contra os Estados Unidos, se despediram das Olimpíadas com um placar desfavorável em 26 pontos. A eliminação confirma a previsão que o próprio Yao Ming, estrela do time chinês, fez antes dos Jogos. Ming afirmou, categoricamente, que a China não teria chances na disputa por medalhas no basquete.

A partida entre Lituânia e Espanha, pelas semifinais, está marcada para as 9h (horário de Brasília) de sexta-feira. Na outra semifinal, enfrentam-se os vencedores das partidas entre Argentina x Grécia e Estados Unidos x Austrália.

Compartilhe: