Atual campeão olímpico, Rodrigo Pessoa passou em sétimo para a final da disputa individual dos saltos no hipismo. Bernardo Alves, outro representante brasileiro em Hong Kong, também está classificado para a decisão de quinta-feira (manhã no horário brasileiro).
Os conjuntos de Camila Mazza, com Bonito Z, e Pedro Veniss, com Un Blanc de Blancs, ficaram fora dos 35 classificados. Mazza acumulou 27 pontos perdidos no total das três fases das eliminatórias e terminou em 38º. Já Veniss caiu do seu cavalo na eliminatória do domingo, na segunda sessão de saltos, e foi eliminado.
Nesta segunda, Hong Kong viu os Estados Unidos confirmarem o título olímpico por equipes, com Canadá em segundo e Noruega em terceiro. A vitória foi apenas no desempate, depois dos dois primeiros países empatarem em 20 pontos perdidos. O Brasil, por conta da queda de Veniss, ficou fora da final e terminou em décimo.
No individual, as chances brasileiras se mantêm com Pessoa e Alves. O primeiro, com Rufus, foi o sétimo no somatório das três eliminatórias com sete pontos perdidos. Já o segundo, que monta o cavalo Chupa Chup, foi o 27º com 20 pontos perdidos acumulados.
"O Rufus está no auge da sua forma. O importante era saltar hoje sem muita pressão. O fato do Rufus ter cometido esta falta pode até ter sido bom, porque, dessa maneira, ele entrará na final mais esperto. Agora é manter tranqüilidade e seguir o planejamento, que está dando certo", afirmou Pessoa.
A final dos saltos será feita em dois rounds, e os conjuntos terão os pontos das eliminatórias zerados. A primeira fase começará com os 35 conjuntos. Para o segundo round, quando será decidida a medalha, serão apenas os 20 melhores conjuntos.
"Como todo mundo entrará na pista zerado, todos estão no páreo. Se o meu cavalo estiver em um bom dia, tudo pode acontecer. O Chupa Chup saltou melhor hoje do que ontem. Mas não adianta, ele não consegue saltar sobre o rio sem cometer faltas. Ele tem essa dificuldade. Ele nunca havia feito uma prova tão difícil, acho que fizemos a nossa melhor prova. Farei o meu melhor para ganhar a minha primeira medalha olímpica", disse o mineiro Bernardo Alves.