O esgrimista chinês Man Zhong venceu o torneio de sabre individual nesta terça-feira e se tornou o primeiro homem campeão olímpico do seu país no esporte. Zhong derrotou o francês vice-campeão mundial Nicolas Lopez na disputa pelo ouro por 15 a 9.
Antes de Zhong, apenas Luan Jujie havia conquistado um ouro para a China na história dos Jogos, vencendo o torneio feminino de florete em Los Angeles-1984.
"Sinto como se estivesse sonhando. Agora, estou mais confiante para a disputa por equipes", disse o atleta de 25 anos, que dedicou o ouro olímpico ao seu treinador, Christian Bauer.
A medalha de bronze foi para a Romênia - Mihai Covaliu venceu o francês Julien Pillet na disputa do terceiro lugar por 15 a 11. "Fiz o que pude, mas Covaliu é um pouco mais forte e eu já estava cansado", disse Pillet após a derrota para o romeno campeão olímpico em Sydney-2000.
O brasileiro Renzo Agresta terminou a competição do sabre individual na 32ª colocação. Agresta venceu o combate inicial contra o egípcio Samir Mahmoud por 15 a 8, mas perdeu pelo mesmo placar para o italiano número 2 do mundo Luigi Tarantino na luta seguinte. Tarantino avançou até as quartas-de-final, mas perdeu justamente para o chinês campeão olímpico.
Outros considerados favoritos foram eliminados precocemente no sabre individual, como o húngaro Zsolt Nemcsik, prata em Atenas-2004, e o russo Stanislav Pozdnyakov, ouro em Atlanta-1996 e atual campeão do mundo. Pozdnyakov caiu logo na segunda fase ante o vice-campeão Nicolas Lopez, e o húngaro foi derrotado na mesma fase pelo chinês Hanming Zhou.
As competições de esgrima continuam a partir das 23 horas desta terça-feira (horário de Brasília), com outro brasileiro na pista de combate. O gaúcho de 24 anos João Souza faz sua estréiaem Jogos Olímpicos competindo no florete individual contra o japonês Yuki Ota, campeão asiático e nono colocado em Atenas-2004.