UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 00h28

Renzo Agresta perde para italiano e é eliminado na esgrima

Lello Lopes
Em Pequim (China)
As luzes do Centro Olímpico de Esgrima se apagam. Iluminação apenas nas cinco pistas que ficam no centro do ginásio. Vai começar mais uma rodada de jogos da modalidade nas Olimpíadas de Pequim. Na pista amarela está Renzo Agresta, que tenta ser o primeiro brasileiro a se classificar para as oitavas-de-final da competição.

Mas o objetivo não é fácil. Afinal, o rival é o italiano Luigi Tarantino, cabeça-de-chave número um, vice-líder do ranking mundial do sabre, dono de duas medalhas olímpicas. No final, prevalece a lógica. Tarantino ganha o confronto, válido pela segunda rodada, pelo placar de 15 a 8.

Agresta, que treina com a equipe italiana para absorver a técnica do país mais tradicional na modalidade, sucumbiu diante de um dos melhores esgrimistas do mundo. Na primeira luta, o brasileiro venceu o egípcio Samir Mahmoud por 15 toques a 10.

Contra o italiano, Agresta começou bem o jogo, abrindo uma vantagem inicial de 4 a 1, para delírio da família que acompanhou a apresentação em Pequim. Mas o brasileiro parou por aí. Tarantino se recuperou, fazendo dez pontos seguidos e deixando Agresta em situação delicada.

O italiano passou a ser mais agressivo no jogo, e Renzo tentava os pontos no contragolpe. Mais concentrado, Agresta conseguiu três toques seguidos e ameaçou uma reação.

Mas Tarantino confirmou a superioridade e fechou a luta em 15 a 8, passando às oitavas-de-final e eliminando o brasileiro. "Digamos que aconteceu o que era esperado, mas eu queria um pouco mais, queria entrar entre os 16 (melhores)", disse Agresta.

O jogo foi marcado por muita reclamação em relação às marcações dos árbitros. "Foi uma arbitragem um pouco subjetiva, mas de qualquer maneira ele jogou melhor. A arbitragem não é desculpa", disse Agresta.

Tarantino, prata no sabre por equipes em Atenas-2004 e bronze na mesma disputa em Atlanta-1996, entrou na competição direto na segunda fase.

Já Agresta, que foi o primeiro brasileiro a participar dos Jogos sem precisar participar de um Pré-Olímpico devido à sua 53ª colocação no ranking da federação internacional, repetiu a campanha de Atenas-2004, quando também caiu na segunda fase.

O próximo brasileiro a competir na esgrima olímpica é João Souza, que participa das disputas do florete individual ainda nesta terça-feira, a partir das 23h.

Compartilhe: