Leandro Guilheiro tentou, mas não fez o suficiente para superar o sul-coreano Ki Chun Wang, campeão mundial. Em duelo válido pelas quartas-de-final da categoria leve (até 73 kg), o judoca paulista chegou ao golden score, mas acabou derrotado com um waza-ari.
Agora, ele foca as atenções na repescagem para seguir na briga pela medalha de bronze. Ele enfrentará Shokir Miminov, do Uzbequistão, que foi vencido sem grandes dificuldades por Wang nas oitavas-de-final e, na repescagem, bateu R. Ibragimov, do Cazaquistão.
Em sua derrota, o brasileiro teve um começo animador na luta, dominou a pegada e fez boas entradas por baixo. Atento aos golpes de Wang, Guilheiro se mostrou mais à vontade na luta. A partir do terceiro minuto, o sul-coreano começou a abrir o jogo e a soltar mais golpes.
Mesmo com os dois judocas adotando uma postura ofensiva, nenhum deles conseguiu pontuar nos cinco primeiros minutos. Com o empate, a luta foi para o golden score, e Wang foi melhor, quase jogando o brasileiro em duas oportunidades. Depois disso, o campeão mundial conquistou um waza-ari no segundo minuto com uma catada na perna e venceu a disputa.
Mais cedo nesta segunda-feira, o brasileiro mostrou grande forma em duas lutas para avançar. Na primeira, sofreu, mas derrotou o argentino Mariano Bertolotti nas faltas. Já na segunda rodada, ele venceu o sul-africano Marlon August com ippon.
Guilheiro foi o primeiro judoca brasileiro a se classificar para as quartas-de-final nas Olimpíadas de Pequim. Antes, o ligeiro Denílson Lourenço e o meio-leve João Derly foram derrotados na segunda rodada por atletas pouco conhecidos e não conseguiram ir à repescagem.