Favoritas a dominarem o pódio do pólo aquático, as equipes do leste europeu mostraram sua força na estréia dos Jogos Olímpicos. Sérvia e Croácia venceram, mas o destaque da noite foi o acirrado jogo entre a atual bicampeã Hungria e a atual campeã européia Montenegro, que terminou empatado em 10 a 10.
Os países do Leste Europeu vêm dominando os campeonatos masculinos da modalidade nos últimos anos, com a ocupação total do pódio em Sidney-2000 e Atenas-2004. Um dos poucos países que ainda pode quebrar esta hegemonia é a Espanha, que aplicou a maior goleada da noite, derrotando o Canadá por 16 a 6.
Após a partida dos espanhóis ante os canadenses, a primeira da modalidade nas Olimpíadas de Pequim, foi a vez dos favoritos húngaros e montenegrinos duelarem. A partida, que pode ter sido a prévia da final olímpica do pólo, foi acirrada do começo ao fim, com alternâncias no domínio do placar. Com menos de um minuto para o fim da partida, a Hungria não conseguiu segurar a vantagem de 10 a 9 e permitiu o empate de Montenegro.
A Sérvia, outra forte candidata ao pódio, não deu chances a Alemanha e venceu por 11 a 7. Após o embate, a Austrália foi a única equipe a vencer uma seleção européia na rodada, derrotando a Grécia pelo placar de 12 a 8. No outro duelo europeu da noite, a Croácia confirmou o favoritismo diante da Itália e dominou todo o jogo, fechando com 11 a 7.