UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 00h17

Com três gols "brasileiros", Espanha estréia com vitória no pólo aquático

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Mark Humphrey/AP
Nathaniel Miller, do Canadá, reclama de falta na derrota contra os espanhóis
PHELPS: PRIMEIRO OURO NOS JOGOS
PÁGINA ESPECIAL SOBRE O ESPORTE
A HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS
A seleção masculina de pólo aquático da Espanha, que em sua história é bicampeã mundial (1998 e 2001) e campeã olímpica (1996), começou bem a disputa das Olimpíadas de Pequim. Com uma boa ajuda de dois brasileiros naturalizados espanhóis, a equipe bateu o Canadá por 16 a 6, em partida válida pelo Grupo A do torneio.

Os irmãos Ricardo e Felipe Perrone chegaram a defender por oito anos a seleção brasileira, mas optaram por se naturalizarem espanhóis para conseguirem realizar o sonho de disputar uma Olimpíada.

O plano deu certo. Classificados para Pequim, eles ajudaram o time com três dos 16 gols do time na noite de sexta-feira: Ricardo, mais conhecido como Kiko, fez um gol em três arremessos; Felipe fez outros dois, em cinco tentados.

A Espanha foi melhor em todas as parciais da partida. No primeiro quarto, fechou em 5 a 2 e a partir daí manteve e aumentou a vantagem. Os brasileiros permaneceram na piscina por boa parte do jogo, uma vez que Kiko ficou entre os titulares por 24 minutos e Felipe por 28.

A próxima partida da Espanha acontece na segunda-feira, às 23h50. A equipe enfrenta a Austrália na segunda rodada do Grupo A.

Nas duas partidas seguintes, a atual bicampeã olímpica Hungria empatou com Montenegro em 10 a 10, com destaque para Mladjan Janovic, de Montenegro, que marcou quatro gols, e a Austrália bateu a Grécia por 12 a 8.

Três partidas completaram a rodada, todas pelo Grupo B. Num embate direto do quadro de medalhas, os Estados Unidos venceram a China por 8 a 4. Já a Croácia bateu a seleção italiana por 11 a 7 e a Sérvia confirmou o favoritismo diante da Alemanha com uma vitória por 11 a 7.


* Atualizada às 07h10.

Compartilhe: