Atual defensora do título olímpico do badminton feminino, a chinesa Zhang Ning não começou os Jogos Olímpicos de Pequim como a torcida da casa esperava. Mesmo com o início "lento" neste domingo, ela ficou com a vitória por 2 sets a 1 contra a tailandesa Salakjit Ponsana, com parciais de 21-23, 21-17 e 21-7.
A jogadora de 33 anos, campeã mundial em 2003 e sétima colocada no ranking de simples, começou diretamente na segunda rodada do torneio e enfrentou dificuldades principalmente na primeira parcial, quando foi derrotada por 23 a 21 por Ponsana.
Depois disso, encontrou seu jogo e deu menos fôlego à rival, fechando facilmente a partida no terceiro set. Apesar da dificuldade, a chinesa afirmou que não sentiu a pressão da estréia. "Eu não fiquei muito preocupada com a perda do primeiro set. Eu já a conhecia de outras partidas, então sabia o que esperar", explicou, com tranqüilidade.
Apesar de defender seu ouro de Atenas-2004, Zhang passa por dificuldades na recente temporada, principalmente por lesões. Mesmo assim, foi convocada para os Jogos, ocupando o lugar que poderia ter sido de Zhu Lin, terceira no ranking mundial.
Na próxima rodada, valendo pelas oitavas-de-final, Zhang encara a sul-coreana Jun Jae-youn, que bateu Chloe Magee, da Irlanda, por 21-12 e 21-14.
Além dela, outra favorita chinesa venceu. Campeã mundial em 2006, Xingfang Xie não teve qualquer dificuldades e no primeiro set, mal deixou sua adversária, Shao-Chieh Cheng jogar, fechando em 21 a 1. Na segunda parcial, fechou a partida em 21 a 9. Na segunda rodada, ela enfrenta Olga Konon, da Búlgaria, que bateu Maja Tvrdy, da Eslovênia, por 21-17 e 21-14.
A China é a grande favorita na modalidade, após conquistar três dos cinco ouros disputados na modalidade em Atenas e desta vez atuar em casa. A torcida tem comparecido e o apoio deu resultado para Zhang e Xie, que podem até fazer uma dobradinha no pódio. Elas estão em chaves opostas e podem se enfrentar na final.
Nas duplas, o país mostrou sua força mais uma vez. A dupla Wei Yang e Jiewen Zhang passou por Marissa/Liliyana, da Indonésia. As chinesas passaram da primeira rodada por 2 a 0, 21-19 e 21-15, em 40 minutos.
Estréia masculinaO domingo marcou também a estréia da chave masculina do badminton, com vitórias como a de Park Sung-hwan, da Coréia do Sul, que bateu Andrew Dabeka, do Canadá, por 21-11 e 21-11.
Como no feminino, os chineses, favoritos, estréiam diretamente na segunda rodada. Lin Dan, o melhor colocado no ranking mundial de simples, joga segunda-feira contra Ng Wei, de Hong Kong.
* Atualizada às 9h39.