UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 03h26

Primeiro ouro de Phelps chega em sua última vez nos 400 m medley

Bruno Doro
Em Pequim
Antes mesmo de nadar em sua primeira final dos Jogos Olímpicos de Pequim, o norte-americano Michael Phelps já pensava em despedida. Neste domingo, ele nadaria pela última vez os 400 m medley e deu adeus com estilo: bateu o recorde mundial da prova, com 4min03s84.

"Essa foi a última vez que nadei os 400 m medley. É uma prova muito desgastante. Hoje de manhã, me lembraram do fato e disseram que seria bom se despedir com um recorde mundial. Foi o que eu fiz", disse o nadador, que chegou a ficar com lágrimas nos olhos ao subir ao pódio para sua primeira medalha de ouro em Pequim.

Phelps está em busca do recorde de medalhas de ouro em uma mesma Olimpíada, para superar a marca de sete ouros do também norte-americano Mark Spitz, nas Olimpíadas de Munique, em 1972. "Estou na melhor fase da minha vida", afirmou o nadador, que ainda terá sete provas a nadar no Cubo D'Água.

Perguntado sobre o desgaste que tantas provas acarretariam, ele foi modesto. "Só tenho de comer, dormir e nadar. Não tenho muito mais o que fazer". A busca pela marca fará com que Phelps nade diariamente. Ele também está inscrito para os 200 m medley, mesma prova do brasileiro Thiago Pereira, além dos 100 m e 200 m borboleta, 200 m livre e os três revezamentos.

Neste domingo, o recorde mundial veio também com uma forte investida dos outros dois medalhistas, o húngaro Laszlo Cseh, vice-campeão, e seu compatriota Ryan Lochte, terceiro colocado. "Quando olhei para o lado e, com 200 metros, percebi que os dois estavam ao meu lado e não me senti muito confortável. Normalmente, eu já estaria muito mais à frente. Mas foi bom para o peito, em que fui muito mais rápido", explicou o nadador de 23 anos.

No final, porém, nenhum dos dois foi páreo. Tanto que, quando viu que garantiu o ouro, Phelps até mesmo olhou para as arquibancadas procurando o presidente dos Estados Unidos. George W. Bush estava agitando a bandeira norte-americana, ao lado da primeira dama, e da filha do casal, Barbara, e do pai e ex-presidente, George H. W. Bush. "Eu olhei e ele balançou a cabeça; Foi legal ter o presidente torcendo e acenando por você".

Compartilhe: