Em sua primeira Olimpíada, a novata Gabriella Silva já conseguiu elevar o status da natação brasileira nas Olimpíadas. Única mulher do país nas semifinais até agora, Gabriella obteve o oitavo tempo da decisão, e disputará medalha nos 100 m borboleta.
Largando na segunda bateria, liderada por Jessicah Schipper com 57s43 (que ficou com o terceiro tempo geral), Gabriella fez o quarto tempo, 58s39. O melhor tempo geral foi da australiana Lisbeth Trickett com 57s05, seguida pela norte-americana Christine Magnuson com 57s08.
Na saída da piscina, a brasileira não escondeu a alegria da conquista. "Não dormi nada essa noite. Estava pilhada", contou a brasileira. "Não gostei do tempo, mas achei que nadei bem. Acertei todos os fundamentos."
A nadadora admitiu que sentiu o cansaço após o pouco tempo de intervalo (pouco mais de 14h) entre as eliminatórias e as semifinais, o que fez com que Gabriella nadasse 0s39 acima da marca que teve na noite de sábado (na China, manhã de sábado no Brasil). "Agora vou ter 24 horas de descanso. Acho que dá pra pensar em melhorar", disse a brasileira, que já pensa no futuro.
"Meu sonho é ser medalhista olímpica. Não vai ser nessa Olimpíada, mas quem sabe na outra. Eu gosto demais disso daqui, amo nadar", completou Gabriella.
Com o resultado, ela é a segunda representante do país a ir para uma final na natação. Thiago Pereira foi oitavo e último colocado na decisão dos 400 m medley neste sábado.