UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 23h13

Phelps destrói recorde mundial e leva 1º ouro nos 400 m medley; Pereira é 8º

Bruno Doro
Em Pequim (China)*
O norte-americano Michael Phelps deu a primeira prévia do que pretende realizar nas Olimpíadas de Pequim. Em sua primeira final neste domingo, os 400 m medley, Phelps bateu com folga o recorde mundial da prova, que já lhe pertencia, e cravou 4min03s84 para conquistar a primeira medalha de ouro da natação.

PHELPS LEVA PRIMEIRO OURO
Reuters
Michael Phelps começou sua maratona em busca de oito ouros com os 400 m medley
AP
Torcida teve presença ilustre do presidente dos EUA, George W. Bush
Satiro Sodré/CBDA
Thiago Pereira não teve fôlego e amargou o último lugar na final da primeira prova
GABRIELLA SILVA NA FINAL
GABRIELLA VAI MEDALHAR? VOTE
O QUE ACHOU DE PEREIRA? VOTE
AUSTRALIANA RECUPERA RECORDE
FOTOS DAS DISPUTAS
O brasileiro Thiago Pereira, que se classificou à final com o oitavo tempo, manteve a colocação, e ficou apenas na oitava posição, com 4min15s40, tempo bem acima da marca obtida nas eliminatórias de sábado, 4min11s74. Completaram o pódio o húngaro Laszlo Cseh, com 4min06s16, seguido de outro norte-americano, Ryan Lochte, que completou o pódio com 4min08s09.

Na saída da piscina, o brasileiro evitou falar com a imprensa, e deixou a área de competição visivelmente abatido. Em Atenas-2004, Pereira ficou apenas em 17º na prova, também vencida por Phelps quatro anos atrás.

Depois, mais calmo, Thiago Pereira creditou a queda do rendimento ao cansaço. "Na eliminatória, consegui nadar mais solto, mais fácil. Estava me sentindo bem no aquecimento antes da final. Mas ao cair na água, senti cansaço na passagem do borboleta para o costas", explicou Thiago.

Para o técnico Fernando Vanzella, o resultado não foi dentro do esperado. "Ele nadou muito bem a eliminatória e a expectativa era de que ele conseguiria nadar abaixo dos 4min11s na decisão. Mas não deu. Agora, é descansar, conversar e já pensar nas próximas provas. Tenho certeza de que ele nadará melhor daqui pra frente". disse o treinador.

O antigo recorde mundial dos 400 m medley, 4min05s25, datava da seletiva norte-americana olímpica, que foi realizada em Omaha. Phelps tenta em Pequim superar o recorde de medalhas de ouro olímpicas de seu compatriota, Mark Spitz, que abocanhou sete nos Jogos de Munique-1972.

Aos 23 anos, Phelps é a grande estrela da natação mundial, e tem na bagagem uma campanha vitoriosa dos Jogos de Atenas, quando falhou por muito pouco em sua meta, com seis triunfos.

Aclamado como o principal nome da nova geração da natação do país após o sucesso nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Thiago Pereira pouco pôde fazer para conter a disparidade na disputa. Mesmo que repetisse seu melhor tempo da carreira nos 400 m medley na final, 4min11s14, o brasileiro ficaria fora do pódio, na quarta colocação. Na decisão deste domingo, o quarto lugar foi ocupado pelo italiano Alessio Boggiatto, com 4min12s16.

No entanto, Pereira terá chance de "redenção" em sua principal prova, os 200 m medley, em que terá novamente a concorrência do supercampeão Michael Phelps. Além disso, o nadador deve integrar o revezamento do 4 x 200 m livre.

Já Phelps tem pela frente os 100 m e 200 m borboleta, 200 m medley, 200 m livre, revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m livre, e 4 x 100 m medley.

* Atualizada à 1h07

Compartilhe: