Três dias depois de desperdiçar chances preciosas e passar em branco na estréia das Olimpíadas, a seleção feminina do Brasil quebrou o jejum de gols com a vitória sobre a Coréia do Norte por 2 a 1 neste sábado em Shenyang, em resultado que praticamente sela a vaga da equipe nas quartas-de-final.
A vitória serviu ainda para impulsionar a confiança do time do técnico Jorge Barcellos, que empatou sem gols com a atual bicampeã mundial Alemanha na estréia, em reedição da decisão da última Copa, e agora bateu as norte-coreanas, que têm como base o time vencedor do último Mundial Sub-20.
Daniela Alves e Marta marcaram no triunfo brasileiro, em lances semelhantes no primeiro tempo, com muito oportunismo e técnica diante de trapalhadas da defesa norte-coreana.
Como havia sido projetado pelas brasileiras ao longo da semana, o confronto com a Coréia do Norte foi pontuado pela velocidade do time asiático, que nos primeiros minutos do jogo impôs sua velocidade às adversárias. No entanto, as atuais vice-campeãs mundiais conseguiram reverter o cenário tático principalmente com a ênfase na manutenção da posse de bola.
No segundo tempo, com a vantagem no placar, as brasileiras recuaram e foram submetidas à pressão das asiáticas, que insistiram pelo alto, mas não conseguiram diminuir.
Com o resultado, a seleção de Marta, Cristiane e companhia lidera o grupo F, considerado antes das Olimpíadas o mais forte do torneio feminino. O Brasil soma quatro pontos, mesmo número da Alemanha, com vantagem nos gols marcados. A Coréia do Norte tem 3 pontos, contra nenhum da Nigéria.
No jogo de abertura do grupo F neste sábado, a atual campeã mundial Alemanha derrotou a Nigéria por 1 a 0, gol de Kerstin Stegemann, e também se aproximou das quartas-de-final.
No torneio feminino das Olimpíadas, as duas primeiras seleções de cada grupo avançam às quartas-de-final, mais os dois melhores times entre os terceiros colocados das três chaves existentes. Nesse quadro, com quatro pontos em dois jogos, o Brasil está praticamente garantido, mesmo se terminar no 3º lugar.
No jogo deste sábado, com a ilustre presença da seleção masculina do Brasil na platéia do Olímpico de Shenyang, Daniela Alves abriu o placar aos 13min do primeiro tempo, depois da bobeada da goleira Myong Hui Jon em recuo de bola.
O Brasil ampliou com Marta aos 22min, depois que a camisa 10 dividiu com a goleira norte-coreana, aproveitou vacilo da adversária para tocar de esquerda para o gol vazio. Nos acréscimos, a Coréia do Sul descontou com Kum Ri.
A seleção feminina do Brasil volta a campo na próxima terça-feira, às 6h (horário de Brasília), contra a Nigéria, em Pequim, no estádio dos Trabalhadores. Mais do que a classificação, o time de Jorge Barcellos colocará em jogo nesse compromisso a meta de sair com o primeiro lugar do grupo F.
BrasilAndréia Suntaque; Simone, Érika, Tânia Maranhão, Renata Costa; Maycon, Rosana (Ester), Formiga, Daniela Alves; Marta e Cristiane (Pretinha)
Técnico: Jorge Barcellos
Coréia do NorteMyong Hui Jong; Ran Jong Om, Jong Sun Song, Kyong Sun Sonu e Hyre OK Kong; Kyong Hwa Kim, Un Suk Ri, Um Gyong Ri e Son Hui Kil; Kum Suk Ri e Yong Ae Kim (Sun Hui Ho).
Técnico:Kwang Min Kin
Data: 09/08/2008 (sábado)
Local: estádio Olímpico de Shenyang (China)
Arbitragem: Huijun Niu
Auxiliares: Hongjuan Liu (China) e Hsiu Mei Liu
Cartões amarelos: Marta e Daniela Alves (BRA) e Kyong Hwa Kim (CDN)
Gols: Daniela Alves, aos 14min, e Marta, aos 22min do primeiro tempo. Kum Ri, aos 48 do segundo tempo.