Thiago Pereira, uma das maiores esperanças de medalha da natação brasileira, entrou por pouco na final dos 400 m medley, primeira prova disputada pelo nadador na manhã deste sábado no Cubo D´Água. Ele se classificou com o último tempo entre os oito que nadarão na decisão.
Estrela da natação em Pequim, o norte-americano Michael Phelps quebrou o recorde olímpico com 4min07s82. "Fiquei muito satisfeito com meu tempo. Não imaginei que pudesse nadar tão rápido nas eliminatórias", comemorou Phelps, prevendo novo recorde. "Tudo o que eu queria era largar do meio amanhã (o melhor tempo larga da raia 4)."
Na terceira bateria das eliminatórias, Pereira anotou 4min11s74, tempo que lhe valeu o terceiro tempo da série, e o oitavo para a final da prova. Mesmo assim, foi o segundo melhor tempo da carreira do nadador, que tem 4min11s14 como melhor marca pessoal.
Na saída da prova, Pereira admitiu que segurou o ritmo para se poupar para a final. "Eu estava cansado, mas não dei o meu limite", afirmou o brasileiro. "Amanhã ainda dá para melhorar um pouquinho."
Dono do oitavo tempo, Pereira comemorou a ida à final. "Não esperava que a final fosse fechar tão forte, mas o importante é estar na decisão", disse o nadador, que foi finalista olímpico nos 200 m do estilo em Atenas-2004. "Hoje foi melhor que em 2004."
O segundo melhor tempo foi feito pelo húngaro Laszlo Cseh, que anotou 4min09s26. O italiano Luca Marin foi o terceiro melhor, com 4min10s22. Outro forte candidato ao pódio, o norte-americano Ryan Lochte fez a quarta marca da decisão, 4min10s33.
A final dos 400 m medley está marcada para a noite deste sábado, com início previsto para as 23h (horário de Brasília). Além dessa prova, Thiago Pereira competirá nos 200 m medley e no revezamento 4 x 200 m livre.