Mesmo com uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, o brasileiro Washington Silva começou bem os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Na categoria até 81 kg do boxe, ele venceu Azea Augustama, do Haiti, por 6 a 2. Com a vitória, o boxeador garantiu vaga nas oitavas-de-final da categoria e enfrenta o ganês Bastie Samir, que massacrou o nigeriano Dauda Izobo, que necessitou da interferência do juiz para encerrar o combate.
Embora o adversário tenha demonstrado grandes qualidades na vitória sobre o nigeriano Dauda Izobo, o brasileiro se mantém confiante. "O mais difícil eu já passei, que foram os treinamentos. Além disso, todos têm dois braços. Vamos lutar", disse.
Ao final do combate, o brasileiro revelou a estratégia para sair vitorioso. "Utilizei a estratégia de muito bloqueio para não ter que me movimentar muito no ringue. Percebi que o haitiano estava desesperado e tentei segurar a luta para não me arriscar".
Washington iniciou bem o combate. Com uma boa movimentação, abriu 2 a 0 logo no primeiro assalto. No segundo, o brasileiro foi ainda melhor. Marcou três pontos e terminou com uma vantagem de 5 a 0. Já no terceiro round, o haitiano conseguiu diminuir a diferença para 5 a 2, mas o brasileiro soube administrar a luta para vencer no final por 6 a 2.
Com o resultado, Washington, além de superar seu próprio resultado na Grécia, quando caiu na estréia, iguala a campanha do melhor brasileiro da modalidade em Atenas-2004: Edvaldo de Oliveira, o Badola, que foi o único a vencer uma luta naquela edição olímpica.
Washington Silva foi o primeiro brasileiro a garantir vaga nos Jogos de Pequim-2008 no boxe. A vaga foi obtida no Pré-olímpico de Trinidad e Tobago, após o brasileiro fracassar no Pan do Rio, onde acabou eliminado na primeira rodada.
O boxe teve início neste sábado nos Jogos de Pequim com as lutas da categoria até 75 kg. Nos seis combates que antecederam a luta de Washington, o destaque foi a vitória fácil do russo Matyev Korobov, candidato ao ouro na categoria. Ele venceu o sueco Naim Terbunja por 18 a 6.
O norte-americano Shawn Strada, outro candidato ao pódio, passou pelo argentino Osvaldo Maderna por 8 a 2. Nos outros embates, vitória de Bakhtiyar Arkatayev, do Cazaquistão sobre o marroquino Said Rachid, do inglês James Degale sobre o egípcio Mohamed Hikal e do armênio Andranik Hakobian sobre o ganês Ahmed Sakaru. O boxe ainda segue neste sábado com mais lutas da categoria até 75 kg e até 81 kg.
Cuba, que é uma das principais forças da modalidade junto aos Estados Unidos e da Rússia, não conta com competidores em todas as categorias. O fato, inédito nos últimos 40 anos do boxe olímpico, pode dar mais chances de medalhas a outros competidores, entre eles os brasileiros.