O Brasil tem agora 159 atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Pequim. Duas novas modalidades conseguiram a classificação neste final de semana. A esgrima e o levantamento de peso têm direito a levar um esportista brasileiro à China.
O esgrimista paulista Renzo Agresta, do sabre, é o 43º colocado no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE) e após a realização da etapa da Copa do Mundo de Alger, na Argélia, ficou com uma das duas vagas atribuídas ao continente americano.
Já no levantamento de peso, a classificação brasileira veio com a terceira colocação por equipes masculina no Campeonato Pan-americano da modalidade. Assim, o Brasil levará um atleta na categoria de peso que desejar.
Desde os Jogos de Atlanta-1996, quando Edmilson Dantas (atual técnico do esporte) participou do evento, o levantamento de peso masculino brasileiro não tinha representantes em Jogos Olímpicos. Em Sydney-2000, o Brasil levou a atleta Maria Elisabete Jorge.
Fora a esgrima e o levantamento de peso, o país tem representantes classificados no boxe, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, futebol (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), hipismo (adestramento, CCE e saltos), judô, natação, pentatlo moderno (feminino), remo, saltos ornamentais, taekwondo, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei (masculino e feminino).