Ciclista se chateia com repercussão de ida ao banheiro e diz que isso não o fez ficar sem medalha

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

  • Bruno de Lima/CPB

    O brasileiro João Alberto Schwindt ficou em terceiro nesta quinta-feira

    O brasileiro João Alberto Schwindt ficou em terceiro nesta quinta-feira

O atleta paraolímpico brasileiro João Alberto Schwindt passou perto de conquistar uma medalha nos Jogos Paraolímpicos de Londres, na quarta-feira, mas ficou com a quarta colocação no ciclismo de estrada categoria C 4-5.

Schwindt terminou os 80 quilômetros da prova em 1h55min51s, o mesmo tempo do terceiro colocado, o italiano Michele Pittacolo. O resultado só foi consolidado na análise das imagens da chegada da prova.

Na quarta, João disputou a prova contrarrelógio individual C5. Ele perdeu a hora da sua largada na prova após ir ao banheiro. Acabou em sétimo. Na quinta, João quis colocar um ponto final na polêmica e ressaltou que não perdeu a medalha pelo erro.

“Já passou, a prova de ontem [quarta] é diferente da de hoje [quinta], na questão do horário. Eu devo ser sincero que eu não pegaria medalha [na de ontem]. O tempo deles, do ucraniano [ouro] e do chinês [prata] foi muito bom. O campeão e segundo no Mundial foram terceiro e quarto colocados, com ótimo tempo”, falou.

“Perdi aqueles segundos na largada, o que foi chato, mas isso não me tirou a medalha. É essa a realidade. O que me chateou foi que vi que falaram que perdi a prova porque cheguei atrasado na largada. Eu não era favorito e não ganharia medalha, porque o campeão e vice ficara em terceiro e quarto. Foi chato, não deveria ter acontecido”, finalizou.

Logo após a prova de quarta, ele havia explicado o ocorrido.

“No contra-relógio, o atleta tem seu horário de largada pré-definido. Nós temos uma área dos atletas, que temos que estar um tempo antes ali, na concentração, para poder ir para a largada. No momento que estava ali, esperando a minha vez, eu estava controlando a hora aqui no meu relógio, me deu vontade de ir no banheiro, aí fui no banheiro rapidamente. Quando voltei, no meu relógio, ainda tinha uns quatro minutos para a minha largada, que era 10h42m”, falou ao canal Sportv.

“Só que quando cheguei, vi que o Gallaghuer, atleta que largava depois de mim estava pronto para largar. Foi neste momento que falei: "ixi", já foi minha largada. Aí foi correria. Larguei com segundos de atraso e realmente complicou minha prova”, continuou.


João lamentou a chance perdida de medalha nesta quinta, mas diz que faz parte da competição. “Hoje era o dia, controlamos bem o pelotão. É chato perder nos últimos metros, é dolorido porque queria levar uma medalha pra casa. Foi uma prova boa, vi o bronze escapar nos últimos metros, é doloroso, mas é o esporte”, falou.

João Alberto Schwindt sempre foi fã de esportes e praticou natação e futebol até os 14 anos, quando sofreu uma lesão na medula espinhal que deixou seu braço direito quase sem movimentos. Começou a competir no ciclismo em 2007.

“Muitos deficientes não sabem que podem ser atletas paraolímpicos, comigo foi assim. Mas é bom vermos toda essa repercussão que se tem aqui, alta competitividade, investimento, todo mundo aqui está para ganhar.”


 

UOL Cursos Online

Todos os cursos