Pistorius e Fonteles decepcionam em prova mais aguardada do atletismo e ficam fora de pódio

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

    Atletas competem nos 100m T46 nos Jogos de Londres; o brasileiro Alan Fonteles foi apenas o 7º colocado

    Atletas competem nos 100m T46 nos Jogos de Londres; o brasileiro Alan Fonteles foi apenas o 7º colocado

O duelo entre o brasileiro Alan Fonteles e o sul-afriacano Oscar Pistorius na prova dos 100 m T44 nesta quinta-feira era um dos mais aguardados nos Jogos Paraolímpicos de Londres. Os atletas, porém, não tiveram bom desempenho e ficaram fora do pódio.

Com uma largada muito ruim, o brasileiro ficou apenas com a sétima colocação na prova, com o tempo de 11s33. Já o favorito Pistorius acabou na quarta colocação, com 11s17, atrás de seu compatriota Arnu Fourie, que ficou com o bronze.

Em primeiro lugar ficou o britânico Jonnie Peacock, detentor do atual recorde mundial da prova. Ele terminou os 100 m em 10s90.

Richard Browne, dos Estados Unidos, ficou com a medalha de prata, com o tempo de 11s03.

Alan Fonteles e Oscar Pistorius já haviam se enfrentado na prova dos 200m T44 em Londres e o brasileiro superou o sul-africano. A surpresa da vitória de Fonteles sobre o favorito da prova aumentou as expectativas para a prova dos 100 desta quinta-feira, que já era muito aguardada pela qualidade dos atletas que a disputam.

O vencedor, Jonnie Peacock,  tem apenas 19 anos, é fã de Pistorius e se inspirou no corredor sul-africano para começar carreira no esporte. "Eu estava sentado em casa um dia trocando de canais na televisão. Parei em uma corrida e tinha esse cara com pernas estranhas. Então quis dar uma chance", contou ao jornali britânico The Sun antes do início dos Jogos.

"Eu não pensei que a corrida fosse ser essa loucura. Estava pensando quem iria receber o maior aplauso após a prova, eu ou Pistorius. Desta vez eu sabia que tinha chances", contou o medalhista de ouro ao Canal 4 britânico após a prova.

Oscar Pistorius também ficou admirado com o resultado da prova e lembrou que os 100 m não são a sua especialidade.

"O que nós vimos essa noite foi uma grande corrida paraolímpica, foi um ótimo desempenho. Eu não sou atleta dos 100 m e a prova mostra quanto o esporte crescer. Estou extremamente feliz, Jonnie levantou a multidão. Parabéns à ele, que conquistou o feiro frente à frente com o público britânico. Tenho certeza que será uma das memórias da vida dele", declarou o sul-africano após a competição.

 

 

YOHANSSON NASCIMENTO SENTE LESÃO E NÃO TERMINA PROVA

  • REUTERS/Suzanne Plunkett

    Nascimento sentiu uma lesão na perna esquerda e caiu durante a prova dos 100m T46. Com apoio da torcida, o atleta caminhou até a linha de chegada, mas deixou a pista de Londres chorando.

UOL Cursos Online

Todos os cursos