Primeiro dia da Paraolimpíada tem medalhistas quarentões e gêmeas campeãs
Do UOL, em São Paulo
-
EFE/ JAVIER REGUEROS
Espanhol Sebastian Rodriguez mostra a medalha de prata conquistada nos 50 m livre S5 da natação
Se logo nos primeiros dias da natação ficou provado que os Jogos Olímpicos de Londres seriam dos adolescentes e jovens, o início das disputas nesta quinta-feira mostrou que a Paraolimpíada será dominada por veteranos. O dia inaugural de competições ficou marcado por conquistas de atletas quarentões e também por ouro duplo para irmãs gêmeas do judô alemão.
O ciclismo foi a modalidade que mais fez medalhistas ‘experientes’ neste primeiro dia. Dos 15 atletas que subiram ao pódio (sem contar guias), cinco tinham mais de 40 anos. Destaque para a australiana Susan Powell, de 45, que desbancou as ‘jovenzinhas’ Megan Fisher, de 29, e Alexandra Green, de 25.
No tiro, prova que mesmo em competições olímpicas é tradicionalmente disputada por atletas mais velhos, 50% dos medalhistas desta quinta-feira já passaram dos 40 anos. Na natação, o número foi menor, apenas três esportistas, mas foi nesta modalidade que o multimedalhista espanhol Sebastian Rodriguez fez história ao faturar a prata dos 50 m livre S5 com 55 anos, na mesma prova em que o brasileiro Daniel Dias ficou com o ouro. Foi a 13ª medalha paraolímpica do atleta ibérico, que tem em sua história de vida uma condenação a 84 anos de prisão por ato terrorista.
FAMÍLIA ALEMÃ EM FESTA
-
Uma coincidência também chamou a atenção neste primeiro dia de competições da Paraolimpíada de Londres. Vários irmãos disputarão esses Jogos, alguns deles até mesmo estarão nas mesmas provas, mas poucos conseguirão o feito alcançado pelas alemãs Ramona e Carmen Brussig. As gêmeas marcaram seus nomes na história ao conquistarem no mesmo tatame dois ouros no mesmo dia no judô, nas categorias até 48 e até 52 kg.
'MICHAEL PHELPS DA PARAOLIMPÍADA'
-
Sem dar margem às zebras, duas das grandes estrelas dessa Paraolimpíada já fizeram o que deles se espera na abertura dos Jogos. O brasileiro Daniel Dias, considerado o melhor nadador do mundo, garantiu o primeiro dos oito ouros que disputará. Já a multiatleta Sarah Storey fez a alegria da torcida local ao subir ao lugar mais alto do pódio no ciclismo e aumentar para 19 o número de medalhas que tem em seu currículo desde Barcelona-1992.
Daniel Dias conquista ouro nos 50 m livre S5; André Brasil fica com a prata nos 200 m medley S10
Superatleta, britânica Sarah Storey vence no ciclismo e leva sua 19ª medalha paraolímpica