Superatleta, britânica Sarah Storey vence no ciclismo e leva sua 19ª medalha paraolímpica

Do UOL, em São Paulo

  • Bryn Lennon/Getty Images

    Ciclista britânica Sarah Storey medalha de ouro na prova de perseguição individual na categoria C5

    Ciclista britânica Sarah Storey medalha de ouro na prova de perseguição individual na categoria C5

O primeiro dia de competições dos Jogos Paraolímpicos de Londres viu a consagração de uma das principais atletas britânicas na competição. A ciclista Sarah Storey venceu a prova dos 3 quilômetros de perseguição individual na categoria C5 e aumentou a sua já extensa lista de conquistas paraolímpicas com a oitava medalha de ouro, a 19ª medalha no total.

A ciclista ainda cravou o novo recorde mundial da prova ainda nas eliminatórias ao marcar 3min32s170 e para tornar o feito ainda mais especial, tudo sob os olhares do príncipe William e da duquesa de Cambridge Kate. Tempo que lhe rendeu a vitória na final contra a polonesa Anna Harkowska. Foi a primeira medalha de ouro dos donos da casa.

Mas Sarah é “apenas” tricampeã paraolímpica no ciclismo, esporte que estreou em Pequim, nos Jogos de 2008. Antes disso, a atleta paraolímpica colecionava medalhas na piscina.

Como nadadora, Sarah, que nasceu sem a mão esquerda, estreou em Barcelona com apenas 14 anos e já conquistou duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.  A britânica brilhou ainda mais em Atlanta, em 1996, com três medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze. Quatro anos mais tarde, em Sidney, foram duas medalhas de prata.

Em Atenas, em 2004, Sarah se despediu das piscinas com outras duas medalhas de prata e uma de bronze. No mesmo ano, uma grave infecção de ouvido afastou a atleta das piscinas, mas aproximou Sarah das bicicletas inicialmente para manter a forma.

No ano seguinte, a britânica decidiu trocar de esporte e seguiu colecionando conquistas. Foram duas medalhas de ouro na Paraolimpíada de Pequim e o triunfo em Londres nesta quinta-feira.

Aos 34 anos, Sarah já conquistou o ouro na prova de perseguição e ainda competirá em outras três provas em Londres - na categoria C4-5 500 m contra o relógio no ciclismo de pista e nas mesmas categorias no ciclismo de estrada.

“Se você tivesse me dito há 20 anos atrás que eu estaria competindo em quatro provas do ciclismo nos Jogos Paraolímpicos de Londres de 2012, com certeza eu teria lhe dado um estranho olhar”, disse Sarah ao jornal inglês Daily Mirror.

Suas conquistas a tornaram uma celebridade na Inglaterra o que lhe rendeu uma participação no programa da televisão britânica Celebrity Mastermind quando respondeu sobre o seriado Sex and The City. Porém, Sarah mostrou que seu talento é mesmo nas piscinas e pistas de ciclismo paraolímpicas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos