À la Tyson, luta olímpica tem dentadas no dedo e na orelha; 'mordedores' fazem final

Do UOL, em São Paulo*

  • AP Photo/Paul Sancya

    Canadense Haislan Veranes Garcia é mordido pelo japonês Tatsuhiro Yonemitsu durante combate da categoria até 66 kg da luta olímpica, no estilo livre

    Canadense Haislan Veranes Garcia é mordido pelo japonês Tatsuhiro Yonemitsu durante combate da categoria até 66 kg da luta olímpica, no estilo livre

Mais uma vez Mike Tyson foi lembrado em Londres. Neste domingo, um atleta japonês da luta olímpica acabou mordendo o dedo de seu rival e, ainda assim, venceu e avançou neste último dia de competição. Em seguida, um indiano supostamente deu uma dentada na orelha de seu oponente - e também triunfou mesmo com isso. Curiosamente, os dois polêmicos competidores se enfrentaram na final do torneio.

O primeiro lance foi nas quartas de final da categoria até 66 kg. No estilo livre da luta, duelavam o japonês Tatsuhiro Yonemitsu e o canadense Garcia Veranes. No terceiro round, o japonês ficou nas costas do rival. Como Veranes não conseguia movimentar, ele colocou a mão na face de Tatsushiro.

Até aí tudo bem. Mas os movimentos de defesa do canadense foram tão intensos, que sua mão foi parar dentro da boca do japonês, que em certo ponto simplesmente deu-lhe uma mordida. Veranes chegou a sangrar e teve de receber atendimento médico para poder voltar à luta. O combate foi parado e houve até análise das imagens, mostrando a mordida e ainda assim o japonês se manteve na disputa e venceu por 3 a 1.

O segundo momento aconteceu na semifinal do mesmo peso, quando o indiano Sushil Kumar enfrentava Akzhurek Tanatarov, do Cazaquistão. O indiano chegou a levar algumas dedadas no olho e teria respondido com uma mordida na orelha do cazaque, que acabou a luta sangrando e derrotado por 3 a 1.

A final

Quem acabou levando a melhor na decisão, que aconteceu sem nenhum incidente envolvendo dentes, foi o japonês Tatsuhiro Yonemitsu.

Com uma pontuação de 3 a 1, ele faturou a medalha de ouro com uma excelente projeção do indiano. Na festa, o campeão olímpico foi carregado pela torcida, em grande festa.

Os Jogos de Londres também tiveram outra mordida marcante, no judô. O cubano Oreydi Despaigne, da categoria até 100 kg, estava vencendo a luta contra o uzbeque Ramziddin Sayidov, mas atacou o dedo do rival e acabou sendo desclassificado por atitude antidesportiva. Depois, reclamou: "Foi ele quem colocou a mão na minha boca".

O pugilista norte-americano Mike Tyson, ex-campeão dos pesos pesados, ficou marcado por ter dado uma dentada no arquirrival Evander Holyfield. Em um combate de 1997, ele mordeu a orelha do oponente e foi desclassificado.

*Atualizada às 10h05

UOL Cursos Online

Todos os cursos