Cubano é desclassificado por morder dedo de rival e reclama: "Ele pôs a mão na minha boca"

Do UOL, em São Paulo

  • Darren Staples/Reuters

    Cubano Oreydi Despaigne, de azul, foi desclassificado diante do uzbeque Ramziddin Sayidov

    Cubano Oreydi Despaigne, de azul, foi desclassificado diante do uzbeque Ramziddin Sayidov

O cubano Oreydi Despaigne se inspirou em Mike Tyson, mas não conseguiu avançar das oitavas de final da categoria até 100 kg no judô. Mesmo vencendo a luta contra o uzbeque Ramziddin Sayidov, ele mordeu o dedo do rival e acabou sendo desclassificado por atitude antidesportiva.

  • Mayra Aguiar bate polonesa, avança à semifinal do judô e vai encontrar sua maior rival

  • Luciano Corrêa reencontra algoz de Pequim e é eliminado na segunda luta

Despaigne vencia com um wazari no último minuto do combate, contra dois yukos do rival. Os dois competidores seguravam um no quimono do outro e, ao sentir a mordida na mão direita, o uzbeque parou a luta, reclamando da atitude do cubano. Os juízes analisaram o lance em vídeo e decidiram desclassificar o cubano.

"Fiz uma boa luta, mas estou desapontado com essa injustiça. Foi ele quem colocou a mão na minha boca", protestou o cubano, alegando que seus lábios estariam inchados pelo impacto. 

Técnico de Despaigne, Justo Noda tentou argumentar, mas os juízes estavam convencidos da agressão do judoca. "Nunca vi algo assim em quarenta anos de judô", reclamou o treinador do cubano.

Atleta de 30 anos, Oreydi Despaigne tem seus principais resultados na carreira em Mundiais e Pan-Americanos. Ele foi terceiro colocado no Mundial do Brasil, em 2007. No Pan, teve um bronze em Santo Domingo-2003 e foi o campeão no Rio de Janeiro, quando o brasileiro Luciano Corrêa foi medalhista de bronze - Luciano foi eliminado na segunda luta, nesta quinta.

Com o resultado, Sayidov avança para lutar nas quartas de final dos Jogos e enfrentará Tuvshinbayar Naidan, da Mongólia.

Mike Tyson ficou famoso não só por seus nocautes, mas pelo destempero na segunda luta contra Evander Holyfield, em 1997. Ele mordeu a orelha do compatriota norte-americano durante um clinch e foi desclassificado do combate.

  • Judoca uzbeque sofre mordida, sente o dedo e fala com o juiz; desclassificado, cubano reclama

UOL Cursos Online

Todos os cursos