Algoz de Falavigna perde nas quartas e brasileira fica fora da disputa pelo bronze

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AP Photo/Ng Han Guan

    Natália Falavigna lamenta derrota para sul-coreana In Jong Lee logo na estreia da categoria até 67 kg

    Natália Falavigna lamenta derrota para sul-coreana In Jong Lee logo na estreia da categoria até 67 kg

A brasileira Natália Falavigna não conseguiu repetir a campanha de quatro anos atrás, quando conseguiu o bronze em Pequim no taekwondo. Depois de perder para a sul-coreana In Jong Lee na estreia, a paranaense foi eliminada da categoria acima de 67 kg ao ver sua algoz ser derrotada pela francesa campeã mundial Anne-Caroline Graffe nas quartas de final.

Mesmo com o revés na estreia, Falavigna poderia disputar a repescagem e continuar na briga pelo bronze caso a sul-coreana chegasse até a final. Como ela perdeu em sua segunda luta, a brasileira foi automaticamente eliminada da competição.

Lee foi dominada pela francesa no primeiro round e, mesmo depois de ensaiar uma reação no começo do segundo assalto, não conseguiu ameaçar a campeã mundial, que venceu por 7 a 4 e avançou para a semifinal.

A sul-coreana derrotou Natália Falavigna por 13 a 9 na sua primeira luta. Falavigna sofreu uma lesão no pé durante o primeiro round, e acabou sendo dominada no restante do combate. “Primeiro eu estouro ele, depois eu cuido”, disse a lutadora, que mais tarde foi diagnosticada com uma fratura no tornozelo direito.

“Faltou movimentação. Infelizmente, acho que torci o pé no primeiro round, e aí fica difícil contra uma atleta de recursos. Meu corpo chegou estourado por causa das lesões e da pressa que eu tive para fazer esse ciclo olímpico. Mas não posso usar isso como desculpa”, completou Falavigna após a derrota.

Bronze em Pequim-2008, Falavigna precisou se recuperar de duas lesões seguidas em seu joelho direito antes de disputar a sua terceira Olimpíada. Mesmo assim, ela chegou de sua preparação nos EUA dizendo estar mais madura do que há quatro anos.

Natália Falavigna tem 28 anos e, além do bronze em Pequim, foi prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 e campeã mundial da categoria em 2005. A atleta de Londrina representa o Fluminense, e sua última grande conquista foi o ouro na Universíada de 2009.

"TORCEMOS PARA QUE NATÁLIA TENHA UMA BOA RECUPERAÇÃO"

Brasileiros em Londres - dia 15
Brasileiros em Londres - dia 15

UOL Cursos Online

Todos os cursos