Homenageado em Londres, Pelé confirma presença na final: "Quero a medalha que nunca tive"

Do UOL*, em São Paulo

  • AP Photo / Sean Dempsey

    Ao lado da britânica medalhista de ouro Katherine Grainger, Pelé recebeu título da Universidade de Edimburgo

    Ao lado da britânica medalhista de ouro Katherine Grainger, Pelé recebeu título da Universidade de Edimburgo

Sem se importar com a sua fama de “pé frio”, Pelé confirmou presença no estádio de Wembley para assistir à final olímpica do futebol masculino entre Brasil e México no sábado às 11 horas (de Brasília). "Espero que, agora que estou aqui, eu possa ganhar a medalha de ouro. Quero voltar para o Brasil com a única medalha que eu nunca tive”, disse o tricampeão mundial.

O ex-jogador está em Londres, onde recebeu na noite de quinta-feira o título honorífico da Universidade de Edimburgo por seus trabalhos humanitários e em defesa do meio ambiente. A condecoração foi entregue pela remadora britânica Katherine Grainger, medalhista de ouro. 

Também reconhecido pela universidade por suas conquistas esportivas, Pelé disse que confia na medalha de ouro do Brasil e ressaltou que trata-se de um título que faz falta em seu currículo.

“Sempre que as pessoas dizem que o Brasil não tem uma medalha de ouro em Olimpíadas, respondo: ‘comecei a jogar aos 17 anos na Copa do Mundo, me tornei profissional, e profissionais não podiam jogar nas Olimpíadas, então eu nunca joguei’”, comentou Pelé.

“É uma das minhas grandes ansiedades e frustrações. Com a seleção e o Santos, o Pelé ganhou quase tudo. Mas o Pelé nunca jogou uma Olimpíada. Sempre tive essa frustração, queria uma medalha. Agora, acho que vou ter. O time está bem, vai jogar com o México, que é muito organizado. Mas espero voltar com a medalha de ouro”, continuou o “Rei”, em um bate-papo na Internet em uma rede social.

Além disso, ele também elogiou a base da seleção que, segundo ele, será uma forte candidata ao título da Copa do Mundo de 2014. "Esse time é muito bom e a maioria dos jogadores são jovens, mas já bastante experientes. Se mantivermos esse time junto, vamos ter uma boa seleção em 2014. Só temos de torcer para que os que jogam na Europa mantenham o ritmo", completou.

Pelé
Pelé

* Com informações das agências internacionais, em Londres

UOL Cursos Online

Todos os cursos