Pivô de escândalo diz que 60% dos atletas competem dopados na Olimpíada de Londres

Das agências internacionais, em Londres

  • AP Photo/Paul Sakuma

    Victor Conte, envolvido em um dos maiores escândalos de doping na história do esporte

    Victor Conte, envolvido em um dos maiores escândalos de doping na história do esporte

Victor Conte, proprietário do extinto laboratório Balco e considerado culpado em um escândalo global de uso de esteróides, disse nesta quinta-feira que o programa de testes antidoping da Olimpíada 2012 é irrelevante.

"Basicamente é só propaganda dizer que estes são os Jogos em que mais se gastou com testes e que "estamos fazendo 6 mil exames", afirmou Conte, segundo o jornal The Times. "Você tem que colocar o anzol na água quando os peixes estão mordendo, e isso foi há nove meses atrás. É fácil usar doping e se beneficiar durante a Olimpíada? Sim", declarou.

O diário britânico ainda afirma que Conte estimou que "60% dos atletas em Londres estão competindo com algum tipo de substância proibida". Durante os Jogos, os laboratórios antidopings em Londres têm trabalhado para analisar cerca de 6 mil amostras de sangue e urina.

Na competição, qualquer um dos cerca de 10 mil atletas pode ser levado para um teste surpresa, tanto no local de prova ou na Vila Olímpica.

O labatório Balco, em São Francisco (EUA), protagonizou um dos maiores escândalos de doping da história, fornecendo substâncias proibidades a atletas de ponta, como o britânico Dwain Chambers, suspenso por dois anos depois de testar positivo para o esteróide THG, em 2003.

Pelo escândalo, Conte foi condenado a quatro meses de prisão e mais quatro em prisão domiciliar, em 2005.

Doping no esporte
Doping no esporte

UOL Cursos Online

Todos os cursos