Montenegro surpreende, bate espanholas e chega a final olímpica do handebol
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Adrees Latif
Montenegro de Majda Mehmedovic (camisa 77) comemora vitória sobre a Espanha, na semifinal do handebol feminino
- ALGOZ DO BRASIL, NORUEGA REENCONTRA COREIA NOS JOGOS, VENCE E VAI À FINAL DO HANDEBOL
Estreante em Olimpíadas, a equipe feminina de handebol de Montenegro venceu nesta quinta-feira a Espanha, por 27 a 26, e se classificou para a final olímpica dos Jogos de Londres.
Agora, as montenegrinas, que tinham perdido para o Brasil na primeira fase da competição e ficado em quarto lugar no Grupo A, enfrentam na decisão as meninas da Noruega, algozes da seleção brasileira na fase de quartas de final. Já as espanholas disputarão a medalha de bronze contra a Coreia do Sul.
Com a vitória desta quinta-feira, Montenegro vingou-se da eliminação sofrida frente às espanholas no Campeonato Mundial do Brasil, em 2011, na fase de oitavas de final. Depois daquela partida, a Espanha eliminaria a equipe brasileira e seguiria para a semifinal.
De quebra, o país, que já fez parte da antiga Iugoslávia, garante sua primeira medalha na história dos Jogos Olímpicos.
O duelo no Copper Box Arena foi muito equilibrado, em especial no primeiro tempo. As duas seleções se revezaram inicialmente à frente do placar, sem que conseguissem abrir mais de um gol de vantagem. O primeiro tempo terminou em 13 a 13.
Na etapa final, Montenegro desempatou logo no começo, a Espanha empatou, e assim a partida se encaminhou até que o placar chegasse a 19 a 19, faltando 12 minutos para o fim. Nos três minutos seguinte, o time balcânico deslanchou e conseguiu abrir quatro gols de vantagem. Nos minutos finais, a Espanha tentou reagir, mas Montenegro só administrou a larga vantagem, permitindo-se fechar o jogo por uma diferença de apenas um gol, por 27 a 26.
A montenegrina Katarina Bulatovic foi o destaque da equipe dos Balcãs, com 9 gols anotados. Já para a seleção ibérica, Nely Alberto marcou 6 gols.
Disputando suas primeiras competições internacionais a partir da segunda metade da década passada, Montenegro jamais havia chegado a uma final em um torneio de handebol. Além de um 10ª colocação no Mundial do Brasil, o primeiro disputado em sua história, as meninas montenegrinas conquistaram o 6º lugar no Campeonato Europeu de 2010.
Já Espanha, que disputa sua terceira olimpíada, chegou pela primeira vez entre as quatro melhores seleções. Assim como acontece com as brasileiras, o handebol feminino espanhol evoluiu nos últimos anos. A seleção ibérica conquistou a medalha de prata no Europeu de 2008 e levou o bronze no Mundial do Brasil.