Algoz do Brasil, Noruega reencontra Coreia nos Jogos, vence e vai à final do handebol

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Matthias Schrader

    Jogadores da seleção feminina da Noruega comemoram a vitória sobre as sul-coreanas

    Jogadores da seleção feminina da Noruega comemoram a vitória sobre as sul-coreanas

Depois de eliminar o Brasil de forma dramática nas quartas de final, as meninas do handebol da Noruega voltaram às quadras nesta quinta-feira para enfrentar as sul-coreanas, em mais um encontro entre as duas seleções na história dos Jogos Olímpicos. Atuais campeãs mundiais e olímpicas, as norueguesas venceram o duelo de forma apertada, por 31 a 25, e agora aguardam o duelo entre Espanha e Montenegro para saber quem enfrentam na decisão.

A rivalidade entre Noruega e Coreia do Sul no handebol feminino vem de longa data. Em Seul-1988 e Barcelona-1992, por exemplo, elas se encontram já na grande decisão, e as sul-coreanas levaram a melhor nas duas oportunidades, conquistando a medalha de ouro. O troco do país europeu, em menor proporção, veio em Sydney-2000. Em duelo emocionante, as norueguesas venceram as asiáticas por 22 a 21 e ficaram com o bronze.

Até hoje, a Coreia do Sul conquistou seis medalhas olímpicas no handebol feminino, sendo duas de ouro, três de prata e uma de bronze. Já as norueguesas, atuais campeãs mundiais e olímpicas, têm quatro: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. Além destas, a Noruega soma mais uma (de ouro ou prata), enquanto as coreanas terão de lutar pela de bronze.

Apenas quarta colocada na fase de grupos, a Noruega acabou cruzando com as brasileiras, melhores colocadas da chave A, logo nas quartas de final, e conseguiu a vaga na semi depois de um jogo emocionante e uma vitória de virada, por 21 a 19.

Utilizando muito bem as bolas de ponta na etapa inicial, as norueguesas foram para o intervalo com três gols de vantagem no placar (18 a 15). No segundo tempo, a superioridade do time europeu continuou, e o placar final acabou em 31 a 25. Heidi Loke, com oito gols, terminou como artilheira da partida.

Brasileiros em Londres - dia 13
Brasileiros em Londres - dia 13

UOL Cursos Online

Todos os cursos