EUA superam gigante australiana e vão em busca de 5º ouro seguido no basquete feminino
Do UOL, em São Paulo
AP Photo/Eric Gay
Norte-americana Taurasi comemora ponto em vitória sobre a Austrália
Os Estados Unidos estão na final do basquete feminino dos Jogos Olímpicos. As norte-americanas suaram nesta quinta-feira, mas conseguiram superar a Austrália de Liz Cambage por 86 a 73 e seguem na briga pela quinta medalha de ouro consecutiva.
Pela primeira vez desde os Jogos de Atlanta-1996 a decisão não será disputada entre Estados Unidos e Austrália. A final vinha se repetindo desde Sydney-2000, sempre com vitória das norte-americanas.
A grande atração da partida foi o duelo da gigante australiana Liz Cambage, de apenas 20 anos e 2,03m de altura, contra as norte-americanas mais baixas, porém mais ágeis. No primeiro quatro, Cambage levou a melhor ao anotar 10 pontos e liderar seu time em uma vitória parcial por 22 a 20.
A Austrália seguiu jogando em ritmo forte no segundo quarto. Bem na defesa, Cambage e Lauren Jackson impediam as infiltrações dos Estados Unidos, que só conseguiam pontuar de longe. A equipe australiana conseguiu ampliar sua vantagem para quatro pontos: 47 a 43.
O time norte-americano voltou arrasador no terceiro quarto. Com uma mudança no sistema defensivo, dificultou a vida da gigante australiana. No ataque, os EUA apostaram na velocidade para furar o bloqueio rival e não só tiraram a diferença como ainda abriram seis pontos de frente: 65 a 59.
A superioridade dos Estados Unidos se manteve no último período. Ao contrário do adversário, a Austrália não conseguiu manter o mesmo nível quando precisou colocar suas principais atletas para descansar. Foi a deixa para a seleção norte-americana deslanchar e fechar a partida com certa tranquilidade: 86 a 73.
Os EUA esperam agora quem passar do duelo entre Rússia e França. A partida será realizada às 17h (horário de Brasília) desta quinta-feira. A Austrália espera os perdedores para a disputa do bronze.