Diogo Silva chega perto de nova reação heroica, mas perde no segundo final e fica sem bronze

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)

  • REUTERS/Kim Kyung-Hoon

    Diogo Silva (à esq.) e Terrence Jennings, dos EUA, pairam no ar na disputa do bronze na categoria até 68 kg

    Diogo Silva (à esq.) e Terrence Jennings, dos EUA, pairam no ar na disputa do bronze na categoria até 68 kg

O brasileiro Diogo Silva voltou a bater na trave na tentativa de conquistar sua primeira medalha olímpica. Nesta quinta-feira, ele levou um golpe na cabeça no último segundo, foi derrotado pelo norte-americano Terrence Jennings por 8 a 5 na disputa do bronze da categoria até 68 kg do taekwondo nos Jogos Olímpicos de Londres e deixou a competição de mãos vazias.

DIOGO CHORA: "SEM MEDALHA, A GENTE VOLTA PRO BURACO"

  • efe

    O brasileiro Diogo Silva voltou a reclamar das regras dos Jogos de Londres. Após perder a semifinal por decisão dos juízes, ele foi derrotado na disputa de bronze com um golpe do americano Terrence Jennins no segundo em que zerou o cronômetro e queria pedir revisão de combate, mas a Olimpíada não permite recursos. O lutador reclamou do fim de sua campanha na capital britânica e sacramentou: "Sem medalha olímpica, a gente volta pro buraco de novo".

Diogo já tem diversos títulos nacionais e internacionais, como Pan, Sul-Americano, Jogos Universitários e Jogos Militares, mas ainda lhe falta um pódio olímpico. Em 2004, ele também perdeu a disputa do bronze. Em Pequim-2008, sequer esteve presente.

No último combate desta quinta-feira, o brasileiro foi dominado por Terrence Jennings desde o início. O americano abriu 3 a 0 no primeiro assalto e chegou a ter 5 a 0 no segundo. Diogo acertou dois golpes e diminuiu a vantagem do rival, mas começou a sentir as dores no pé que já o haviam atrapalhado na semifinal. O lutador recebeu atendimento médico tanto no segundo quanto no terceiro round e conseguiu empatar o placar em 5 a 5 a quatro segundos do final, mas Jennings acertou um golpe na cabeça de Diogo no último segundo e venceu o combate por 8 a 5. 

O brasileiro por pouco já não havia garantido uma medalha em sua penúltima luta, nas semifinais, mas perdeu na decisão dos juízes para o iraniano Mohammad Bagheri Motamed. Na ocasião, conseguiu levar uma luta praticamente perdida para a prorrogação ao conseguir um golpe sensacional a menos de 10 segundos do fim. No desempate, porém, os árbitros deram a vitória ao asiático. Diogo esbravejou e falou até em recurso, o que não cabe no regulamento.

Pela manhã, em sua estreia, Diogo já havia superado o uzbeque Dmitriy Kim com uma vitória por 3 a 2 na prorrogação, o "ponto de ouro". Nas quartas de final, venceu por 7 a 5 o jordaniano Mohammad Abdulidbeh.

O taekwondo já deu uma medalha ao Brasil na edição de 2008 dos Jogos, com o bronze de Natalia Falavigna. E ela é a outra representante do esporte no país em Londres. Falavigna entra em ação no sábado, na categoria acima de 67 kg, com combate de estreia agendado para 5h30 (de Brasília). 

ANÁLISE: "DIOGO SILVA TEVE PARTICIPAÇÃO MEMORÁVEL"

Brasileiros em Londres - dia 13
Brasileiros em Londres - dia 13

UOL Cursos Online

Todos os cursos