Brasileiro reclama do vento, fica a quase 2 m de seu índice e cai no salto triplo

Do UOL, em São Paulo

Jonathan Silva conseguiu um ótimo índice para se classificar para os Jogos Olímpicos de Londres, mas quando pisou na pista de atletismo inglesa, não conseguiu repetir suas melhores marcas. Nas eliminatórias do salto triplo, o brasileiro ficou a quase dois metros atrás da distância que saltou para garantir a vaga olímpica e foi eliminado. Como aconteceu com outros atletas, como Fabiana Murer no salto com vara, ele reclamou do vento no estádio olímpico.

Brasileiros em Londres - dia 11
Brasileiros em Londres - dia 11

Dos três saltos a que teve direito, Jonathan só acertou um. Ainda assim, foi mal: chegou muito longe da tábua, deixando 31 cm de margem, e não passou de 15,59 m. Para se ter uma ideia, 17,39 m foi o quanto ele atingiu quando chegou ao índice.

“Na verdade, eu errei muito a corrida, mas o salto em si estava bom. O vento foi um dos fatores de eu ter errado tanto a minha corrida”, afirmou Jonathan, ao SporTV. “A expectativa era ser consistente nos 17 m, agora é paciência para ficar bem e voltar a esta marca.”

No segundo salto, Jonathan queimou sua tentativa e não teve marca registrada. No terceiro, jogando para atingir ao menos 17 m e tentar se colocar entre os líderes, errou nos movimentos e desistiu no meio do salto. Com isso, ficou na útima colocação do grupo B, sem qualquer chance de avançar. Ele só foi pior no geral do que o indiano Renjith Maheshwary, que queimou os três saltos.

O líder  da prova foi Christian Taylor, dos EUA, com 17,21 m, seguido por Leevan Sands, de Bahamas, com 17,17 m e o francês Benjamin Compaore (17,06 m). 12 atletas se classificaram para a final, quinta-feira.

Mineiro, Jonathan Henrique Silva venceu o Torneio FPA Juvenil e Adulto, realizado no Estádio Ícaro de Castro Melo, em São Paulo, no mês de abril. Com a marca de 17,39 m, obteve o índice A para a Olimpíada e o que era à época o segundo melhor resultado do ano. Antes disso, seu recorde pessoal era de 2011, com  16,70 m.

UOL Cursos Online

Todos os cursos