Brasileiro diz não ter se intimidado ao lado de Bolt e descarta tietar o jamaicano

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

    O brasileiro Aldemir da Silva Junior (esq) chegou em segundo lugar na sua bateria dos 200 m

    O brasileiro Aldemir da Silva Junior (esq) chegou em segundo lugar na sua bateria dos 200 m

O brasileiro Aldemir da Silva Junior, de apenas 20 anos, correu na mesma série que  o jamaicano Usain Bolt e terminou no segundo lugar com o tempo de 20s53, o que lhe rendeu uma vaga na semifinal dos 200 m rasos.


Aldemir demonstrou personalidade, disse que mal olhou para astro e não se intimidou com sua presença na mesma bateria. O brasileiro passou em segundo em sua série, apenas atrás de Bolt, com 20s39.

“Cara, eu não penso nada [sobre correr contra Bolt]. Só penso em fazer minha prova. Temos que pegar, olhar nossa raia e focar. Porque se você olhar pro lado, não vai crescer. Faço bem as coisas sozinho e não vou chegar e me desfocar por um estádio desses, enorme e maravilhoso e por correr contra o melhor de todos os tempos nos 200 m. Não posso ficar olhando para o lado, se não vou perder”, falou Aldemir, que “se recusou” a tietar o jamaicano após a bateria.

Disse que não o procurou para falar nada e ainda brincou. “Não, não, não entendo nada de inglês. Só vejo mais ou menos as coisas.”

O brasileiro ressaltou, no entanto, que correr ao lado de Bolt é benéfico apenas pelo fato de o jamaicano deixar a bateria mais forte.

“Ele puxa [a série]. Temos essa percepção pela visão periférica. A série sem ele poderia ser mais fraca. Ter ele na nossa frente faz diferença, deu uma puxada na gente.”

Bruno Lins foi outro brasileiro que conseguiu confirmar o seu lugar na semifinal dos 200 m. Lins chegou em segundo lugar empatado com o  norueguês Jaysuma Saidy Ndure na quarta bateria, vencida pelo jamaicano Yohan Blake, e ficou satisfeito com o resultado.

"Eu achei ótimo 20s50 [o tempo foi de 20s52]. Estava um pouco ansioso, um pouco nervoso, o que é normal, foi bom para quebrar o gelo”, afirmou em entrevista ao SporTV e ainda elogiou Blake, que venceu com sobras: "É estimulante, é um cara de fora de série".

 

LEIA TAMBÉM:

  •  
  • Astro chinês cai na 1ª barreira, vive novo drama e termina 110 m em um pé só

  • Bolt sobra, vence bateria e segue na briga pelo bi dos 200 m; dois brasileiros avançam

Com o bom desempenho, o velocista verde e amarelo ganhou elogios do campeão jamaicano, mas confessou que não entendeu nada, já que não fala inglês.

"Eu não sei falar inglês, não vou mentir, não entendi nada que ele falou. Mas a repórter falou que ele falou bem", contou ao risos em entrevista ao canal SporTV.

Aldemir, que mostrou recuperação na parte final da prova, afirmou que poderia ter acelerado ainda mais na curva. 

"Por eu estar na raia nove, não tenho muito controle da prova. Tentei meu melhor na curva, mas não acelerei tanto quanto devia. Graças a Deus o que não usei na curva, usei na reta", avaliou.

As semifinais dos 200 m rasos acontecem quarta-feira, a partir das 16h10 (de Brasília), com acompanhamento do Placar UOL. A final será na quinta às 16h55.

Brasileiros em Londres - dia 11
Brasileiros em Londres - dia 11

UOL Cursos Online

Todos os cursos