Judoca come brownie feito com maconha e proporciona 1º caso de doping dentro dos Jogos

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Paul Sancya

    Judoca norte-americano Nicholas Delpopolo foi o sétimo colocado na categoria peso-leve, até 73 kg

    Judoca norte-americano Nicholas Delpopolo foi o sétimo colocado na categoria peso-leve, até 73 kg

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira a desqualificação do judoca americano Nicholas Delpopolo dos Jogos Olímpicos de Londres. Ele competia na categoria até 73 kg e foi pego no doping - no primeiro caso ocorrido já durante a competição - após consumir um brownie feito com maconha.

Logo após a sua participação na prova do dia 30 de julho, na última segunda-feira, o judoca de 23 anos foi convocado para o teste antidoping. Em sua amostra de urina, foi encontrada a substância tetraidrocanabinol (THC), princípio ativo da maconha.

O próprio lutador chegou a admitir o consumo, que ocorreu, segundo ele, ao ingerir um brownie que havia sido cozinhada com maconha. A desqualificação acarreta na retirada do diploma olímpico e do credenciamento do americano.

"Meu teste positivo foi causado pelo meu consumo inadvertido de comida que eu não havia percebido ter sido preparada com maconha, antes de partir para os Jogos Olímpicos", disse Delpopolo, que treina em Nova York.

"Peço desculpas ao Comitê Olímpico dos EUA, aos meus companheiros e aos meus fãs, e eu estou envergonhado por este erro. Estou ansioso para representar o meu país no futuro, e vou voltar a me dedicar para ser o melhor atleta de judô que eu posso ser", afirmou em um comunicado.

Delpopolo havia ficado na sétima colocação na categoria peso-leve após ser derrotado nas semifinais pelo sul-coreano Wang Ki-Chun e na repescagem pelo mongol Nyam-Ochir Sainjargal.

Ele foi o primeiro atleta a testar positivo para uma substância proibida durante o período de competição desta Olimpíada. Outros casos de doping já haviam sido confirmados anteriormente, mas todos aconteceram após a revelação de resultados de exames realizados antes do início dos Jogos de Londres.

Durante os Jogos, o COI fará um total de cinco mil exames antidoping, 3.800 de urina e 1.200 de sangue.

Brasileiros em Londres - dia 10
Brasileiros em Londres - dia 10

UOL Cursos Online

Todos os cursos