Seleção feminina vence Reino Unido e evita pior campanha da história do basquete nos Jogos
Do UOL, em São Paulo
-
EFE/ Marcelo Sayão
Pressionada pela marcação, a pivô Clarrisa tenta jogada ofensiva na partida contra o Reino Unido
Eliminada após perder os quatro primeiros jogos da fase de grupos, a seleção brasileira feminina de basquete entrou em quadra neste domingo para impedir que a campanha em Londres entrasse para a história como a pior da equipe em uma Olimpíada. E conseguiu. O time de Luiz Tarallo venceu o Reino Unido por 78 a 66, a primeira no torneio, e terminou com seis pontos no Grupo B.
No geral, as brasileiras ficaram na nona colocação, à frente apenas das britânicas, de Angola e Croácia – as duas últimas estavam no Grupo A.
A campanha foi idêntica a dos Jogos de Pequim, em 2008, quando o Brasil também venceu apenas um jogo e perdeu cinco, mas a equipe ficou na 11ª colocação quatro anos atrás.
O trio Clarissa, com 16 pontos e 13 rebotes, Érika, com 16 pontos, oito rebotes e seis assistências, e a armadora Adrianinha, com 15 pontos e 12 assistências, foi o destaque da seleção.
O primeiro quarto foi extremamente equilibrado. O Brasil manteve a liderança no placar durante quase toda a parcial, mas o Reino Unido, que também entrou em quadra eliminado, se recuperou no fim e empatou por 19 a 19.
No segundo quarto, o ataque brasileiro seguiu produzindo, enquanto a defesa melhorou. Assim, o time do técnico Luis Tarallo foi para o intervalo na frente: 39 a 36.
A seleção brasileira foi muito bem no terceiro quarto, atacou com qualidade e com variações de jogadas e conseguiu abrir 11 pontos de vantagem (64 a 53) para a última parcial. O time brasileiros apenas manteve o ritmo de jogo para vencer por 78 a 66.
Os confrontos das quartas de final do torneio de basquete femininos estão definidos e são os seguintes: EUA x Canadá, França x República Tcheca, Austrália x China, Turquia x Rússia.
comentários 4
Sair
- Todos
- Mais curtidos
- Escolha do editor
Leia os termos de uso