EUA ignoram "entregada", batem a Turquia e confirmam primeiro lugar do grupo

Gustavo Franceschini*

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Ivan Alvarado

    Jogadoras americanas comemoram ponto da equipe na partida contra a Turquia; Brasil só precisa vencer

    Jogadoras americanas comemoram ponto da equipe na partida contra a Turquia; Brasil só precisa vencer

A ideia de entregar o jogo e deixar o Brasil fora dos Jogos Olímpicos, pelo visto, realmente não passou pela cabeça das norte-americanas. Neste domingo, elas atropelaram a Turquia com uma vitória por 3 sets a 0 (27-25, 25-16 e 25-19) e deixaram o caminho livre para o Brasil, que no último jogo da fase de classificação venceu a Sérvia por 3 sets a 0 e se garantiu nas quartas de final.

"Os Estados Unidos não fazem isso. Toda partida é importante para nós podermos melhorarmos em alguma coisa. Hoje, por exemplo, nosso time foi melhor em alguns aspectos", disse Christa Harmotto, após a partida, sobre a preocupação dos brasileiros. "É muito feio pensarem assim porque os Estados Unidos não fazem isso, mas isso não influenciou o nosso rendimento", repetiu Daniele Scott. 

Com o resultado, os Estados Unidos lideram o grupo B com 15 pontos, 100% de aproveitamento, só dois sets perdidos e um favoritismo enorme. Já a Turquia fica na quarta colocação (o grupo tem seis times e só os quatro primeiros avançam), com seis pontos, enquanto o Brasil chegou a sete pontos (três vitórias e duas derrotas).

Pela manhã, a China fez 3 a 2 na Coreia do Sul, resultado que fez os dois times avançarem e gerou suspeitas de armação. Por isso, havia uma grande expectativa sobre como os Estados Unidos encarariam a Turquia, já que o Brasil é, em teoria, um rival mais forte caso haja um confronto posterior.

Na próxima fase, as brasileiras duelarão com a Rússia, na terça-feira, às 11h (de Brasília). Enquanto isso, os Estados Unidos duelarão com a República Dominicana, comandada pelo brasileiro Marcos Kwiek. A partida será também na terça, às 15h.

Brasileiros em Londres - dia 9
Brasileiros em Londres - dia 9

Os Estados Unidos ignoraram a hipótese e entraram em quadra com força máxima. O começo, é verdade, foi titubeante. A equipe errava bolas aparentemente fáceis no ataque, mas a entrega das jogadoras na defesa mostrava que não faltava aplicação. Foram 17 defesas em mergulhos somente no primeiro set, que terminou 27 a 25 depois de uma disputa muito acirrada pelos pontos finais.

Na parcial seguinte, a Turquia sentiu o baque. O time treinado pelo brasileiro Marco Aurélio Motta passou quase em branco no bloqueio, deu sete pontos às rivais em erros perdeu por 25 a 16, em um set que durou apenas 26 minutos.

Com uma grande vantagem no marcador, os Estados Unidos levaram o restante da partida sem sustos. Descontraídas, as jogadoras brincavam entre si e pareciam estar em clima quase de treino. Mesmo assim, seguiram acertando a mão, com cerca de 36% de acerto nas tentativas de ataque. Hooker, mais uma vez, foi quem mais pontuou, colocando a bola no chão 19 vezes e ajudando seu time a fechar a partida com um 25 a 19. 

*Atualizada às 20h20

UOL Cursos Online

Todos os cursos