Rafael Silva e Maria Suelen perdem nas quartas e disputam repescagem pelo bronze

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)*

  • Toshifumi Kitamura/AFP

    Rafael Silva, de branco, disputa pegada com o russo Alexander Mikhaylin durante derrota nas quartas

    Rafael Silva, de branco, disputa pegada com o russo Alexander Mikhaylin durante derrota nas quartas

Depois de duas boas vitórias em seus primeiros combates, Rafael Silva perdeu para o russo Alexander Mikhaylin nas quartas de final e agora não tem mais chances de chegar à decisão dos pesos pesados do judô. Maria Suelen, que compete na categoria acima de 78 kg, também caiu nas quartas diante da japonesa Mika Sugimoto e vai à repescagem.

O brasileiro perdeu na decisão dos juízes, após placar zerado no golden score. Rafael volta ao tatame para disputar a repescagem por volta das 10h35 no horário de Brasília, contra o húngaro Barna Bor.

Rafael avançou às quartas após bater o lituano Marius Paskevicius nas oitavas de final com ippon no golden score, após 24 segundos. Os cinco primeiros minutos haviam sido muito equilibrados.

Em sua primeira luta, Rafael teve uma estreia tranquila. Encaixou um ippon de osotogari no islandês Thormoduz Jonsson logo aos dois minutos de luta. O brasileiro, terceiro do ranking mundial, confirmou seu favoritismo no combate.

Contra o russo, o primeiro minuto foi de muito estudo e pouco agressividade. Do segundo minuto até o fim da primeira metade, Mikhaylin passou a incomodar mais, enquanto Rafael tentava mais bloquear os golpes.

A luta seguia empatada, mas Rafael tinha dificuldade para conseguir pegar o adversário, que usava bem o fato de ser mais leve. A 1min19s do fim, o russo levou uma punição por falta de combatividade. Rafael passou a se soltar mais. Mas o combate foi para o golden score.

Rafael passou a tentar usar a punição a seu favor e fazer com que o russo fosse mais uma vez punido. A tática não deu certo, e Rafael também recebeu a punição de shido por  sair da área de combate. Melhor na luta no final e com mais gás, o russo procurou a vitória, enquanto o brasileiro tentava neutralizar. O golden score acabou empatado, e os juízes decidiram pela vitória do russo.

Maria Suelen perde em 48 segundos

A luta de Maria Suelen contra a japonesa, favorita e campeã mundial de 2010, durou apenas 48 segundos. A brasileira quase conseguiu derrubar a rival aos 20 segundos, mas Sugimoto respondeu logo em seguida e, dominando gola e manga, conseguiu derrubar a brasileira de ippon antes do fim do primeiro minuto. 

Altheman, nona do ranking mundial e que havia vencido seus dois primeiros combates, agora vai para a repescagem para tentar disputar a medalha de bronze. Sua adversária será a cazaque Gulzhan Issanova, a partir das 10 horas (de Brasília) 

Em sua primeira luta, Maria Suelen venceu a francesa Anne-Sophie Mondiere. A paulista conseguiu um wazari logo aos 1min13s de luta e administrou a vantagem até o final. Na segunda, bateu a tunisiana Nihel Cheikh Rouhou por ippon.

O judo feminino deu até agora duas medalhas para o Brasil. Sarah Menezes levou o ouro na categoria até 48 kg, enquanto Mayra Aguiar ficou com o bronze na até 78kg. No masculino, Felipe Kitadai levou bronze na chave de até 60 kg.

*Atualizada às 8h

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

CHAVE MASCULINA DO JUDÔ PESO PESADO EM LONDRES

CHAVE FEMININA DO JUDÔ PESO PESADO EM LONDRES

UOL Cursos Online

Todos os cursos