Maria Suelen e Rafael Silva vencem na repescagem e vão para a disputa do bronze

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)*

  • Toshifumi Kitamura/AFP

    Brasileira Maria Suelen compete na categoria acima de 78 kg no judô feminino em Londres

    Brasileira Maria Suelen compete na categoria acima de 78 kg no judô feminino em Londres

A brasileira Maria Suellen Altheman venceu a repescagem contra a cazaque Gulzhan Issanova, 12ª do ranking mundial, e disputará o bronze nos Jogos de Londres. Rafael Silva também ganhou o direito de lutar por um lugar no pódio ao vencer o húngaro Barna Bor na repescagem. A partir das 11 horas, o judô do Brasil terá a chance somar cinco medalhas e ratificar a sua melhor campanha em Olimpíadas.

Na luta do bronze, Maria Suelen terá pela frente ninguém menos do que a chinesa heptacampeã mundial Wen Tong, que estava invicta há três anos antes de perder para a cubana Idalys Ortiz na semifinal. 

Na repescagem, a cazaque conseguiu neutralizar a brasileira no começo, mas não por muito tempo. Após um minuto e meio, Maria jogou de wazari e o árbitro chegou a marcar ippon, retirado em seguida.

“Atenção o tempo todo, tranquila. Coloca ela pra baixo. Coloca ela pra baixo. É só manter”, gritava a técnica da seleção brasieira, Rosicleia Campos, no momento em que a brasileira vencia.

Com a vantagem, a brasileira assumiu o controle da luta e fez a cazaque tomar uma segunda punição no último minuto, somando um yuko para consolidar sua classificação.

Maria Suelen já havia enfrentado a cazaque uma vez, em setembro do ano passado pela Copa do Mundo, e foi derrotada na final da etapa de Almaty.

Oitava do mundo, Maria Suelen foi derrotada nas quartas de final pela japonesa Mika Sugimoto, quarta do ranking, com um ippon em 48 segundos de luta.

Rafael Silva vence e faz luta decisiva pelo bronze

O judoca brasileiro Rafael Silva venceu o húngaro Barna Bor na repescagem e agora vai disputar a medalha de bronze por volta das 11h20 (de Brasília). Seu adversário será o sul-coreano Sung-min Kim, quarto do ranking.

Rafael, também conhecido como “Baby”, superou o húngaro Barna Bor, décimo do ranking mundial. O duelo começou equilibrado, e nenhum dos dois judocas conseguia desenvolver seus golpes. Faltando dois minutos, o húngaro chegou a tomar advertência por falta de combatividade. O brasileiro passou a dominar a pegada, mas em seguida também levou um shido, e a luta seguiu zerada para o golden score.

Precisando de qualquer pontuação para vencer a luta, Rafael partiu para o ataque para não correr risco de tomar outra punição, e passou a dominar a luta, com o húngaro apenas se defendendo e já aparentando cansaço. Assim, ao final do golden score os juízes decidiram dar a vitória ao brasileiro.

O judoca de Campo Grande já havia derrotado o húngaro duas vezes nos três confrontos anteriores. No último encontro entre os dois, Rafael venceu Bor na etapa de São Paulo da Copa do Mundo.

Terceiro do ranking, Rafael teve uma estreia tranquila contra o islandês Thormoduz Jonsson, com um ippon logo aos dois minutos de luta. Depois, o brasileiro venceu o lituano Marius Paskevicius nas oitavas. Nas quartas, Rafael deu adeus às chances de ouro ao perder para o russo Alexander Mikhaylin.

Essa categoria tem como amplo favorito o francês Teddy Rinner, que já venceu o título mundial seis vezes. Ele já chegou à final após derrotar o sul-coreano Sung-Min Kim por uma vaga na final. 

*Atualizada às 10h59

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos