Zara Phillips conquista no hipismo 1ª medalha da família real britânica em Olimpíadas
Do UOL, em São Paulo*
-
REUTERS/Eddie Keogh
Zara Phillips, filha da princesa britânica Anne, se apresenta na final do CCE por equipes em Londres
A amazona Zara Phillips entrou para a história nesta terça-feira ao tornar-se a primeira integrante da família real britânica a conquistar uma medalha olímpica A façanha veio na prova por equipes de CCE (Conjunto Completo de Equitação) dos Jogos de Londres, em que o Reino Unido perdeu 138,20 pontos e ficou com a prata. Alemanha (133,70) e Nova Zelândia (144,40) levaram ouro e bronze, respectivamente.
FAMÍLIA REAL EM PESO
-
Os príncipes William (e) e Harry e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, acompanharam de perto nesta terça-feira o desempenho de Zara Phillips. A princesa Anne, mãe de Zara, e Camilla Parker Bowles, segunda mulher do príncipe Charles, também assistiram à prova de hipismo
Em um time com quatro mulheres e apenas um homem, Zara foi a terceira da equipe britânica com melhor desempenho nas etapas de adestramento, cross country e saltos, perdendo apenas 53,10 pontos. Ela ainda avançou à final individual, mas terminou na oitava colocação. O alemão Michael Jung, a sueca Sara Algotsson e a também alemã Sandra Auffarth subiram ao pódio.
O pai de Zara, Mark Phillips, também já conquistou uma medalha olímpica, um ouro em Munique-1972, mas na época ainda não era membro da família real. Mark casou-se com a princesa Anne apenas no ano seguinte, em 1973, mas já estão separados.
Anne, por sua vez, é filha da Rainha Elizabeth II e, até a participação de Zara em Londres, era a única integrante da família real a disputar uma Olimpíada, em Montreal-1976. Apesar do sucesso com amazona, porém, não conquistou uma medalha nos Jogos.
Ainda na prova de CCE por equipes, o Brasil terminou na nona colocação com 295,20 pontos, e nenhum dos representantes do país (Guega, Marcio Jorge, Marcelo Tosi e Ruy Fonseca) conseguiu avançar à final individual.
*Atualizada às 11h42