Leandro Guilheiro vence marroquino por ippon e avança para as quartas no judô

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)*

  • Flávio Florido/UOL

    Leandro Guilheiro superou o marroquino Safouane Attaf por ippon na segunda rodada

    Leandro Guilheiro superou o marroquino Safouane Attaf por ippon na segunda rodada

Leandro Guilheiro segue caminhando até um possível terceiro pódio olímpico. Em sua segunda luta do dia, ele teve menos trabalho que na estreia e bateu o marroquino Safouane Attaf com um ippon. Agora, ele já está nas quartas da categoria até 81 kg, da qual é um dos favoritos a medalha. 

Ao contrário da primeira luta, Leandro começou agitado e não demorou a definir. Com um minuto de luta, o marroquino sentiu uma lesão na mão direita que o comprometeu no resto do combate. A dois minutos e meio do fim, ele conseguiu um ippon com estilo e encerrou a luta, avançando no torneio.

O adversário marroquino não era completamente desconhecido de Guilheiro. O brasileiro encontrou o africano em 2010, em um torneio na Tunísia, e venceu. Enquanto o judoca verde-amarelo é o primeiro do ranking olímpico, Attaf é apenas o 11º, e entrou no torneio como um azarão.

O grande adversário de Guilheiro só deve aparecer no caminho do brasileiro em uma possível final. O sul-coreano Jae-Bum Kim é o segundo do ranking e foi o responsável pelas eliminações do brasileiro nos dois últimos Mundiais, em 2010 e 2011.

Até agora, o caminho para essa possível luta não teve grandes percalços. Em sua primeira disputa do dia, Guilheiro venceu sem sustos o letão Konstantins Ovchinnikovs por um yuko e superou a estreia em sua terceira Olímpiada. Se for campeão em Londres, o judoca paulista se tornará o maior do Brasil na história, superando a marca de um ouro e um bronze de Aurélio Miguel, já que já possui dois bronzes. 

*Atualizada às 7h30

Brasileiros em Londres - dia 4
Brasileiros em Londres - dia 4

UOL Cursos Online

Todos os cursos