Com prata nos 200 m borboleta, Phelps iguala recorde de medalhas na história dos Jogos Olímpicos

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Michael Dalder

    Ao lado do campeão Le Clos, Phelps sorri com a medalha de prata histórica nos 200 m borboleta

    Ao lado do campeão Le Clos, Phelps sorri com a medalha de prata histórica nos 200 m borboleta

Não foi como ele queria. A frustração foi tanta que, ao perder nos últimos centímetros, ele atirou a touca para longe. Mesmo assim, a medalha de prata nos 200 m borboleta, nesta terça-feira, no Centro Aquático de Londres, colocou o norte-americano Michael Phelps como o recordista em número de medalhas em Jogos Olímpicos, ao lado da ex-ginasta Larisa Latynina, com 18 no total.

Phelps dominou a prova até com certa facilidade nos primeiros 100 m, quando começou a ser pressionado pelo sul-africano Chad le Clos. Os últimos 50 m registraram um dos momentos mais emocionantes dos Jogos até agora, e foi apenas na batida que o americano foi superado. Daí, a frustração, e a "touca voadora".

A diferença entre Le Clos e Phelps foi de apenas 0s05. O sul-africano venceu com a marca de 1min52s96, novo recorde continental, enquanto o americano terminou com 1min53s01. O japonês Takeshi Matsuda completou o pódio, com 1min53s21.

Medalha histórica
A ucraniana havia conseguido suas 18 medalhas nas décadas de 50 e 60, pela extinta União Soviética. Já o domínio de Phelps começou neste século: nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ele conseguiu oito medalhas de ouro e se tornou o recordista de douradas uma única edição, superando o então nadador Mike Spitz. Somadas às outras seis de ouros e duas de bronze conquistas em 2004, em Atenas, o nadador americano chegou a Londres com 16 no total.

O feito poderia ter sido conseguido até antes, mas Phelps não esperava que um brasileiro atrapalhasse seus planos. O americano foi o quarto colocado e ficou fora do pódio nos 400 m medley. Pior: viu seu arquirrival, o compatriota Ryan Lochte, vencer a prova. A prata ficou com Thiago Pereira.

Assim, a primeira medalha em Londres foi adiada para segunda-feira, mais uma vez sem um ouro. Depois de liderar por 350 m, os EUA, justamente com Lochte, perderam o primeiro lugar para o francês Yannick Agnel a poucos metros do fim. Phelps, então, teve de se contentar com a no revezamento 4 x 100 m livre, ficando com 17 no total.

Ainda na noite desta segunda-feira em  Londres, Phelps pode se isolar como o maior recordista da história olímpica em número de medalhas. Para isso, ele precisa que os EUA consigam o pódio no revezamento 4 x 200 m livre.

VEJA AS PARCIAIS DA PROVA:

Michael Phelps
Michael Phelps

UOL Cursos Online

Todos os cursos