Cesar Cielo registra o quinto melhor tempo e se classifica para a final dos 100 m livre

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)*

  • EFE/Lavandeira Jr

    Cesar Cielo mergulha para nadar a semifinal dos 100 m livre

    Cesar Cielo mergulha para nadar a semifinal dos 100 m livre

Cesar Cielo conseguiu o seu primeiro objetivo nos Jogos Olímpicos de Londres: se classificar para a final dos 100 m livre. Nas semifinais da prova, na tarde desta terça-feira, ele registrou o quinto melhor tempo e ficou entre os oito mais velozes que vão brigar por medalhas nesta quarta, a partir das 16h20 (horário de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Olimpíadas.

LEIA MAIS

O brasileiro, que foi medalha de bronze na prova em Pequim-2008, competiu na primeira bateria semifinal, virou os primeiros 50 m na frente e terminou na segunda colocação, com o tempo de 48s17, melhor marca dele no ano. Nas eliminatórias, ele havia registrado 48s67.

BRASILEIRO PASSA PERTO

  • Satiro Sodre/Agif

    Faltou pouco. Depois de se classificar nas eliminatórias dos 200 m peito com o terceiro pior tempo (2m11s05), Tales Cerdeira melhorou bem a sua marca (2m09s77) na primeira bateria das semifinais. Porém, não foi o suficiente para garantir uma vaga na final – ficou com o nono melhor tempo.“Baixei o meu tempo, quase entrei na final, mas faz parte, estou bem feliz. Saio satisfeito”.

Bronze na prova nos Jogos de Pequim-2008, Cielo tem como um dos principais rivais o australiano James Magnussen, atual campeão mundial, que venceu a primeira bateria com 47s63, melhor tempo das semis. Em março deste ano, ele venceu o Campeonato Australiano com 47s10, o quarto melhor tempo da história e a melhor marca depois do fim da era dos maiôs tecnológicos.

Além de Magnussen, quem promete atrapalhar o brasileiro na briga por medalhas é Nathan Adrian. O norte-americano venceu a segunda bateria com 47s97, segundo melhor tempo da semi.

Mais dois nadadores avançaram para a final com tempos inferiores ao de Cielo. O cubano Hanser Garcia registrou 48s04, enquanto o holandês Sebastiaan Verschuren termiou com 48s13.

O recorde mundial da prova pertence justamente a Cielo, com 46s91, registrado no Mundial de Roma-2009, ainda com os supermaiôs. Já a melhor marca olímpica é do australiano Eamon Sullivan, que conquistou a medalha de ouro em Pequim-2008 com 47s05.

* atualizada às 16h40

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Brasileiros em Londres - dia 4
Brasileiros em Londres - dia 4

UOL Cursos Online

Todos os cursos