Sul-coreana perde, fica sentada na pista e para torneio de esgrima por 40 minutos

Do UOL, em São Paulo*

  • Reuters

    Shin A Lam lamenta ser declarada derrotada pelos juízes na semifinal da esgrima

    Shin A Lam lamenta ser declarada derrotada pelos juízes na semifinal da esgrima

Uma polêmica tomou conta de uma das semifinais da espada feminina na esgrima. O cronômetro marcava um segundo para o fim do duelo entre a a sul-coreana Shin A. Lam e alemã Britta Heidemann quando esta conseguiu acertar um golpe e, após muita análise dos juízes, foi declarada vencedora. Porém, a equipe de Shin Lam reclamou, dizendo que o cronômetro travou e a luta já devia ter sido encerrada.

Mesmo depois de anunciada a decisão, a asiática não aceitou a derrota e ficou sentada na pista por mais de 40 minutos. Enquanto isso, a organização ficou reunida e debatendo o resultado da luta. Os 7 mil torcedores presentes, no início, não entendiam o que estava acontecendo.

Depois de muita discussão, a esgrimista foi convencida a se retirar da pista. Chorando muito, Shin Lam foi bastante aplaudida pela torcida presente na arena enquanto se dirigia ao vestiário. Sua treinadora, Shim Jaesung, porém, enviou uma reclamação por escrito à Federação Internacional de Esgrima (FIE), que foi rejeitada.

"Eu fiz tudo o que pude", declarou a treinadora, após sair do escritório da FIE, no ExCelCentre (centro de exibições e conferências em Londres). "Eles disseram que o esgrimista tem que continuar na partida até o fim e por isso tenho que aceitar a decisão", completou.

Na disputa da medalha de bronze, Shin Lam acabou derrotada pela chinesa Sun Yujie por 15 a 11 e acabou ficando sem nenhuma medalha. "A Shin me disse que está bem, mas eu temo que ela não esteja", comentou sua treinadora.

*Atualizada às 17h15

Choro nos Jogos Olímpicos de Londres
Choro nos Jogos Olímpicos de Londres

UOL Cursos Online

Todos os cursos