Oscar se firma como o 10 da seleção e Mano dá recado a Ganso: "ele terá de crescer"

Carlos Padeiro

Do UOL, em Cardiff (País de Gales)

  • AP Photo/Luca Bruno

    Passes precisos de Oscar têm convencido Mano Menezes de que ele está melhor do que Ganso

    Passes precisos de Oscar têm convencido Mano Menezes de que ele está melhor do que Ganso

As atuações durante os quatro amistosos da seleção brasileira no fim de maio e começo de junho garantiram a Oscar a camisa 10 para a disputa da Olimpíada. Logo na estreia nos Jogos, o meia de 20 anos voltou a brilhar com duas assistências na vitória por 3 a 2 sobre o Egito, em Cardiff (País de Gales), na última quinta-feira.

Oscar, que recentemente acertou sua transferência do Internacional para o Chelsea, está em alta com o técnico Mano Menezes. “Ele pode ser decisivo para a seleção. Trata-se de um jogador lúcido que sabe encontrar o espaço para receber a bola”, elogiou.

Já Paulo Henrique Ganso, que recebeu a 10 quando Mano assumiu o comando, terá de evoluir fisicamente para voltar ao time.

O treinador gaúcho reprovou a decisão do santista de passar por uma artroscopia no fim de maio, justamente no período dos amistosos preparatórios para a Olímpiada. Após o triunfo sobre os egípcios, Mano voltou a mandar seu recado ao paraense, ao ser questionado se Oscar e Ganso podem atuar juntos.

“Nunca disse que não poderiam. Eu penso que podem, mas o Ganso terá de crescer, vai depender disso, porque ele chegou numa posição não 100%. Ele teve aquele período da sua segunda intervenção cirúrgica, jogou a Libertadores e depois sofreu um pouco. Mesmo assim a gente teve muita atenção com ele”, comentou o técnico da seleção, mais uma vez insinuando que o atleta errou ao operar e diminuir o prazo de volta para menos de 20 dias.

Mano sempre foi fã do futebol de Ganso. O treinador gosta da formação tática com um meia armador e pensava que o atleta de 22 anos seria o seu maestro até a Copa do Mundo de 2014.

Agora, Oscar passou na frente. Para escalar os dois juntos, o treinador acredita que perderia na marcação. “Precisa ter a recuperação quando perde a bola, e para isso tem que ter força física”, ponderou, mais uma vez citando a limitação de Ganso.

“O Oscar é um jogador interessante, com uma técnica apurada e está muito bem. Eu estou bem preparado, me sinto 100% sim e estou tranquilo”, afirmou o santista sobre as suas condições.

Já o novo reforço do Chelsea celebrou a boa fase. “Dei passe para gol de novo, tinha feito aquele gol contra a Argentina. Acho que estou crescendo cada vez mais”, disse.

Ele assinou um contrato de cinco anos com o clube inglês assim que desembarcou em Londres para a Olimpíada. “Sinto-me feliz. Estou focado na Olimpíada agora, mas depois vou me apresentar aos meus companheiros do Chelsea. É um sonho de qualquer jogador atuar na Europa.”

UOL Cursos Online

Todos os cursos